Secretário não descarta nova licitação para obras em Santa Teresa

O secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, admitiu em entrevista ao RJTV nesta quarta-feira (29) que há atraso e problemas nas obras do bondinho de Santa Teresa, na Zona Norte do Rio. De acordo com ele, existe a possibilidade de romper o contrato com a empresa que administra a obra, caso o andamento da obra não atinja a rapidez desejada.

“Nós temos hoje 25% apenas da obra concluída, a obra está andando em um ritmo muito lento e precisamos acelerar. Precisamos ter mais qualidade na obra  e mais segurança no canteiro de obras. Nós sabemos que a obra não está em uma boa posição e o estado está em litígio, em discussão com o consórcio. O consórcio foi notificado, eu estive pessoalmente no bairro discutindo essa situação com os moradores, e se não encontrarmos uma solução teremos que adotar uma medida extrema. Suspender o contrato, cancelar o contrato e ter uma nova empresa trabalhando”, afirmou.

As obras para a instalação do bonde em Santa Teresa, na Zona Norte do Rio, vêm causando transtornos para os moradores do bairro. Até descer do ônibus em alguns pontos da região tornou um problema. No Largo dos Guimarães, uma senhora tem que abrir caminho para conseguir passar. Em seguida, ela entra na cratera e atravessa pelo chão esburacado.

A situação se torna ainda mais complicada na parte da noite, por causa da falta de iluminação. Nos últimos dias, um ônibus ficou com a roda presa em um dos buracos do bairro. O morador Vitor Palermo registrou o momento em que as pessoas precisaram desembarcar da viagem e no meio da cratera.

O tamanho dos buracos espalhadas por Santa Teresa são diversos, alguns com uma profundidade que atingem a altura do joelho. As obras para a implantação do novo sistema de bondes começaram em novembro de 2013. A previsão inicial era de que o bonde voltasse em junho de 2014, para Copa do Mundo, mas depois dos atrasos não há uma previsão de inauguração.

A artesã Adriana Liana enviou a foto do ônibus que caiu no buraco, ela afirmou que a situação é complicada. “Parou [o trânsito], o ônibus caiu foi seis horas da tarde de sexta-feira. Está atrapalhando o turismo, moradores, trabalhador e taxi”, disse.

Algumas fendas na rua foram abertas para que os operários possam refazer as redes de água e gás. Além disso, irão servir também para colocar uma laje de concreto que vai dar sustentação pro bonde. Mas os moradores dizem que as obras no Largo dos Guimarães, ponto central de Santa Teresa, estão paradas há um mês.

O bonde de Santa Teresa parou de circular em agosto de 2011 quando a falta de manutenção provocou um acidente grave onde seis pessoas morreram e 50 ficaram feridas.

Fonte: G1, 29/04/2015

Deixe um comentário

Rolar para cima