Pezão e Kassab discutem Linha 3

O governador Luiz Fernando Pezão, o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio, e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, discutiram, nesta quinta-feira (11/6), o projeto de construção da Linha 3 do Metrô, elaborado para interligar Niterói a São Gonçalo, na Região Metropolitana. Pezão pediu ao ministro a liberação de recursos para o início das obras. A Linha 3 foi projetada para transportar quase 230 mil pessoas, por dia, ao longo dos seus 22 quilômetros de extensão. O investimento previsto é de R$ 3,9 bilhões. Seriam construídas 14 estações entre as duas cidades. A obra tem prazo estimado de cinco anos.

 – Pedi recursos para saneamento, para as obras de combate a enchentes na Região Serrana e para a Linha 3. O ministro é supersensível e tem nos ajudado muito. Ele trata o Rio com um carinho especial. Com o término das obras da Linha 4 do metrô, em 2016, o nosso objetivo é empregar os milhares de trabalhadores em novas obras, mantendo a atividade econômica no estado – afirmou Pezão.

 

Kassab afirmou que o governo federal continuará dando todo o apoio possível ao estado na questão da mobilidade urbana.

 

– A Linha 3 é uma destas ações que faz parte dos projetos. Tudo será realizado no seu tempo, com seu cronograma devidamente estabelecido. Todos sabem o momento de ajuste da nossa economia. Todos sabem que estamos priorizando, neste momento, as obras de mobilidade que irão contribuir para o sucesso das Olimpíadas, mas nada ficará de lado.

 

O secretário Osorio reafirmou que a ligação entre Niterói e São Gonçalo não está inserida no Programa de Investimentos e Logística (PIL), anunciado na última terça-feira pela presidente Dilma Rousseff.

 

– O programa de logística não inclui mobilidade urbana: não tem nada de metrô, BRT, trem urbano. O PIL trata de ferrovias de carga, rodovias federais, aeroportos e portos. A Linha 3 e os recursos para mobilidade no Rio e no Brasil estão incluídos no PAC da mobilidade e no PAC 3. Esperamos, em breve, possível anúncio do governo federal para as obras de mobilidade. Portanto, queremos que os moradores de Niterói e São Gonçalo saibam que o governador Pezão continua, pessoalmente, cobrando do governo federal uma solução para que a gente possa ter um quadro real do que vai acontecer. O governo do estado, ciente das dificuldades do governo federal, preparou um projeto alternativo de BRTs que, na verdade, não é substituir a Linha 3 por um BRT, mas, sim, por um sistema de BRT de duas linhas. Isso foi encaminhado a Brasília e também não foi discutido – explicou Osorio.

 

O sistema de BRT custaria R$ 1,7 bilhão e beneficiaria 310 mil passageiros, diariamente. O sistema teria 46 metros de extensão e 65 estações pelas cidades de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí. As obras têm tempo estimado de dois anos.

Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio de Janeiro, 11/06/2015

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