Rio fecha Praça da República para obras do VLT Carioca

A partir do próximo sábado, novas vias do Centro passarão por alterações no trânsito para continuidade das obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

A Praça da República será interditada ao tráfego de veículos no trecho entre a Avenida Presidente Vargas e Rua da Constituição. As obras fecharão também novo trecho da Rua da Constituição, entre a Praça da República e a Rua Gomes Freire. Os cruzamentos ao longo das vias serão mantidos à circulação e a Rua República do Líbano passará a operar em mão invertida.

Para reduzir os impactos das intervenções, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e a Concessionária VLT Carioca desenvolveram plano para o gerenciamento do tráfego. Entre as medidas adotadas, haverá aumento do número de profissionais para coordenar as mudanças, ação de comunicação de massa, nova sinalização de orientação aos motoristas e monitoramento de tráfego permanente.

Faixas instaladas em cruzamentos trarão informações aos motoristas sobre alterações e novas rotas. A operação de trânsito será reforçada com o deslocamento de 21 operadores de tráfego especificamente para os trechos e utilização de 12 PMV’s (Painéis de Mensagens Variáveis) adicionais.

O conjunto de intervenções no Centro mobiliza, atualmente, um efetivo diário de 296 operadores de trânsito, entre agentes da Guarda Municipal, controladores de tráfego da CET-Rio e apoiadores de tráfego.

Alterações nos transportes

Com a interdição da Praça da República, será necessário alterar o itinerário de linhas de ônibus municipais e intermunicipais que circulam pela região a partir das 14h do próximo sábado.

Linha 202

  1. Visconde da Gávea, Avenida Presidente Vargas (pista lateral), Avenida Passos, Praça Tiradentes, R. Visconde do Rio Branco, R. Frei Caneca.

Linhas 313 e 371

Avenida Presidente Vargas (pista lateral), Avenida Passos, Praça Tiradentes, R. Visconde do Rio Branco, Praça da República, Avenida Presidente Vargas (pista lateral).

Linha 383

Avenida Presidente Vargas (pista lateral), R. General Caldwell, R. Tenente Possolo, Avenida Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha, R. Vinte de Abril, Praça da República (ponto final próximo ao hospital Souza Aguiar), Avenida Presidente Vargas (pista central).

Linha 391

Avenida Presidente Vargas (pista lateral), R. General Caldwell, R. Tenente Possolo, Avenida Henrique Valadares, R. da Relação, R. do Lavradio, R. do Senado (ponto final compartilhado com a linha 365), R. Pedro I, Praça Tiradentes, R. Visconde do Rio Branco, Praça da República, Avenida Presidente Vargas (pista central).

Linhas 426A, 520D, 535D, 540D, 749D, 1520D, 2520D, 2535D

Avenida Presidente Vargas – R. General Caldwell – R. Frei Caneca – Avenida Salvador de Sá.

Linhas 490B, 522B

Avenida Presidente Vargas – R. General Caldwell – R. Moncorvo Filho – Praça Cristiano Ottoni – R. Bento Ribeiro – Terminal Américo Fontenelle (ponto final).

Fonte: Correio do Brasil, 01/07/2015

Deixe um comentário

Rolar para cima