A Aenfer recebeu no dia 09 de julho o presidente da SuperVia, engenheiro Carlos José da Cunha. Ele participou do ciclo de palestras promovido pela Associação e falou sobre os investimentos da concessionária que opera os trens de passageiros do Rio de Janeiro.
O tema da palestra atraiu um público diversificado. Entre engenheiros e associados estavam na plateia representantes de associações, jornalistas e pessoas que utilizam diariamente os trens da SuperVia.
À frente da empresa desde 2010, o presidente começou sua apresentação mostrando os eventos voltados para a população e as melhorias que foram realizadas para dar mais conforto e agilidade aos usuários dos trens do Rio de Janeiro.
Segundo o presidente da empresa, em 2014 foram transportados cerca 164 milhões de passageiros e esse ano ele tem uma expectativa de que esse número chegue a uma faixa de 180 milhões. O engenheiro disse que muitas mudanças estão sendo feitas para que a população utilize cada vez mais esse meio de transporte.
De acordo com Carlos Cunha, em 2011 a concessionária circulava somente com cerca de 20% de trens com ar-condicionado e atualmente a quantidade aumentou chegando a 75% da frota. Ele disse que a meta é chegar em 2016 com 100% da frota com ar-condicionado.
O engenheiro afirmou que a SuperVia está investindo cada vez mais em tecnologia e modernidade.
Centro de Controle Operacional
Em termos de equipamentos, Carlos Cunha informou que o Centro de Controle Operacional (CCO) está modernizado, sendo todo digital e considerado por muitos visitantes de comitivas internacionais um sistema de tecnologia de ponta. Ele disse que num mesmo ambiente é possível controlar a circulação, segurança, toda a entrada de energia e todas as subestações.
Novas estações
Carlos Cunha citou algumas estações que foram reformadas com as de Madureira, Maracanã, Vila Inhomirim e Saracuruna. Segundo ele 52 estações contam com elevadores dando melhor acessibilidade aos usuários. Cobertura de plataformas, iluminação, banheiros gratuitos, comunicação visual, escadas rolantes e novos padrões de equipamentos fazem parte das mudanças de algumas estações.
Infraestrutura
O engenheiro afirmou que a SuperVia já substituiu 132 km de trilhos (a via tem ao todo cerca de 750 km de trilhos), foram substituídos cerca de 150 mil dormentes de madeira por concreto, o que dá muito mais estabilidade e 96 mil metros de cabos aéreos.
Em algumas estações, disse ele, alto falantes de grande potência como os utilizados em circuito de fórmula 1 foram colocados para uma sonorização limpa e eficaz.
Em sua avaliação, o carro-chefe da empresa é o sistema de sinalização que tira a responsabilidade do maquinista. Segundo ele, caso o maquinista ultrapasse o sinal vermelho o sistema bloqueia a tração do trem.
Novos Trechos
Algumas novidades foram apresentadas pelo presidente da SuperVia que estão em estudo como a duplicação de linha entre Gramacho e Saracuruna, a duplicação do trecho de Santa Cruz / Itaguaí, Magé / Itaboraí e a quinta linha de Deodoro.
Ele ressaltou a nova operação nos cinco ramais que diminuiu o intervalo, garantindo ao passageiro mais rapidez ao seu destino:
Ramal Deodoro: intervalo de cinco minutos
Ramal Santa Cruz: intervalos de 8 minutos com os trens expressos
Ramal Japeri: intervalos de 8 minutos com os trens expressos
Ramal Saracuruna: intervalos de 10 minutos com o expresso Gramacho
Ramal Belford Roxo: intervalos de 15 minutos e nova operação Circular Honório
O presidente da SuperVia disse que a empresa está investindo cada vez mais. A meta, segundo ele, é transportar em 2020 cerca de 1,2 milhões de passageiros por dia e ser reconhecida como a melhor opção de transporte do Estado do Rio de Janeiro.