Ministro libera estudos de concessão de ferrovia Vitória-Rio

O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, liberou, nesta sexta-feira (3), a realização dos estudos do modelo de concessão da ferrovia EF 118, que vai ligar a Grande Vitória à cidade do Rio de Janeiro. A previsão é que a licitação para as obras aconteça no primeiro trimestre de 2016.

Na ocasião, aconteceu a primeira audiência pública para debater e aperfeiçoar o traçado do projeto, em Vitória. Outras três audiências estão marcadas para o mês de julho, sendo no Rio de Janeiro, em Campos dos Goytacazes e em Brasília.

Esse é o primeiro projeto de ferrovias apresentado após o anúncio do programa de investimento em logística, do governo federal.

O projeto do ramal ferroviário EF 118 vai fazer a ligação de Vitória com o Rio, passando pelo Porto Central, em Presidente Kennedy, no Sul do estado, e também pelo Porto de Açu, em São João da Barra, no Rio de Janeiro. E aproveita o traçado da Ferrovia Litorânea Sul, que vai de Vitória a Anchieta, feito pela Vale.

Segundo o ministro, o projeto já está adiantado, porque os estados já fizeram a primeira parte. “Rio de Janeiro e Espírito Santo anteciparam a etapa mais difícil e demorada, que é da elaboração do projeto. Então, isso facilitou o trabalho do governo federal, já que ganhamos, com isso, mais de seis meses”, disse.

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) destacou que, ao longo do trecho ferroviário, serão construídos ramais para ligar a estrada à região Sul do estado. “Entre 2025 e 2030 vencem os contratos de concessão da malha ferroviária no Brasil. Em contrapartida, vamos pedir o investimento nela, como na EF 118”, falou.

Para o governador Paulo Hartung (PMDB-ES), as audiências públicas são o primeiro passo para a concretização do projeto. “É importante que o projeto seja aperfeiçoado e, que ao mesmo tempo, a gente mobilize parcerias privadas para incitar interesses em torno da ferrovia. Isso é bom para, quando vier o processo licitatório, você já tenha grupos provados importantes para poder participar desse leilão”, explicou.

BR-447

O superintendente do Dnit do Espírito Santo, Antônio Guanabarino, anunciou o início das obras do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) Integrado do acesso ao Porto de Capuaba, em Vila Velha, na Grande Vitória, pela BR-447.

Segundo Guanabarino, a previsão de conclusão dos serviços é de 18 meses, a partir do início das obras, liberadas nesta sexta-feira (3).

“Como é um RDC Integrado, o projeto e a obra são executados em uma só licitação. É uma obra que complementa um serviço já executado na rodovia Leste-Oeste, pelo governo estadual”, disse o superintendente.

Fonte: G1, 06/07/2015

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