26/08/2015 – Secretário de Transportes recebe entidades ferroviárias

Diretores da Associação de Engenheiros Ferroviários (Aenfer) e membros da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF) estiveram reunidos no dia 26 de agosto com secretário de Transportes Carlos Osório em seu gabinete.

As duas entidades foram falar com secretário sobre os trens do Metrô que estão em desuso e no pátio da empresa. Segundo o secretário e o presidente da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central) Roberto Marques da Costa Neto que também participou da reunião, haverá uma oferta pública para que somente entidades preservacionistas ou universidades e prefeituras que tenham interesse, possam concorrer a oferta dos 100 carros em desuso.

Os aspectos formais, segundo o secretário, serão conduzidos pela Secretaria de Transportes e Procuradoria do estado. Ele pediu o apoio da Aenfer e ABPF para que seja feita a divulgação e sugeriu que as entidades indicassem um responsável para que seja feito um Grupo de Trabalho. As duas entidades escolheram o diretor Cultural e de Preservação Ferroviária da Aenfer Helio Suêvo. Esse auxílio servirá de base para justificar na Procuradoria o chamamento público.

O secretário solicitou, ainda, apoio para a nova Frente Parlamentar Mista em Defesa da Implantação das Ferrovias EF-354 (Estrada de Ferro Transcontinental – ligação ao Peru) e EF-118 (Ferrovia Rio-Espírito Santo). Essas ferrovias, se implementadas, criarão uma artéria logística unindo Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre.

Secretário de Transportes do Rio de Janeiro Carlos Osório e o presidente da Central Roberto Marques com representantes da Aenfer e AFPF

 

Deixe um comentário

Rolar para cima