Monotrilho – Uma via complexa

Em agosto de 2015, o Brasil se tornou oficialmente o primeiro país da América Latina a inaugurar um sistema de monotrilho como meio de transporte de massa, com o início das operações comerciais do trecho Vila Prudente-Oratório da Linha 15-Prata do metrô, em São Paulo.

Embora seja de fato um passo importante para esse tipo de modal no país e na região, a estreia foi demorada e, apenas 2,9 quilômetros de vias em funcionamento até agora.

Alta Capacidade

Nos Estados Unidos, Alemanha, Rússia e Coreia do Sul, o monotrilho é usado para atender baixas e médias demandas de passageiros, geralmente de maneira pendular. No Brasil, a intenção é fazer dos monotrilhos um sistema de transporte de alta capacidade. O Metrô classifica a Linha 15-Prata como o monotrilho de maior capacidade do mundo que será capaz de transportar 550 mil passageiros por dia no trajeto de 24,5 quilômetros entre as estações Vila Prudente e Hospital Cidade Tiradentes, zona leste da capital paulista.

Silêncio na Linha 17

A outra obra em andamento do monotrilho, a Linha 17-Ouro enfrenta seus próprios desafios. Com 17,7 quilômetros e orçamento na ordem de R$ 3 bilhões, e expectativa de servir 450 mil pessoas por dia.

Alguns problemas, desde demora em licenças de desapropriação, dificuldades de elaboração do ramal e dúvidas da viabilidade da bifurcação “Y”, têm atrasado a implementação do projeto.

Fonte: Revista Ferroviária, 10/09/2015

Deixe um comentário

Rolar para cima