Trens do Rio batem recorde de passageiros

A SuperVia informa que na última quinta-feira, dia 10/9, a concessionária registrou recorde de 701.741 passageiros transportados. Desde o início dos anos 80, quando os trens chegaram a transportar 1 milhão de passageiros, essa marca não era atingida. Em seguida, o sistema ferroviário do Rio entrou em processo de declínio, chegando, no início dos anos 2000, a transportar apenas 150 mil pessoas por dia. No primeiro semestre de 2015, no entanto, o número de passageiros transportados cresceu mais de 10% em relação ao mesmo período de 2014. Os ramais que tiveram maior crescimento foram Gramacho/Saracuruna e Belford Roxo.

“A marca histórica de 700 mil passageiros merece ser comemorada pois sinaliza o fortalecimento do sistema ferroviário. Estamos conscientes de que ainda temos muito a melhorar, porém, constatar o crescimento consistente do transporte público de alta capacidade indica que estamos no caminho certo para melhorar a mobilidade da Região Metropolitana”, disse o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

Reforma das estações

O plano de melhoria do sistema ferroviário também conta com reforma de estações. Ao todo, a concessionária Supervia está investindo R$ 250 milhões nas estações Engenho de Dentro, Magalhães Bastos, Ricardo de Albuquerque, São Cristóvão, Vila Militar e Deodoro, que passam a ter maior capacidade, conforto, acessibilidade e melhor comodidade aos usuários. Duas delas serão transformadas em estações de integração multimodal: São Cristóvão permitirá a integração entre trens e metrô, enquanto em Deodoro será possível integrar o sistema ferroviário com os ônibus do futuro BRT Transolímpico. A previsão é de que a reforma das estações seja entregue à população até abril de 2016.

Fonte: Jornal do Brasil, 14/09/2015

Deixe um comentário

Rolar para cima