Incêndio destrói sinalização de cruzamento da linha férrea em Costa Barros

O Centro de Controle Operacional da SuperVia acionou o Corpo de Bombeiros para conter um incêndio na passagem em nível oficial localizada próximo à estação Costa Barros (ramal Belford Roxo) na tarde de segunda-feira (28).

As chamas foram iniciadas em dejetos despejados irregularmente na via férrea. Após o fogo ter sido controlado, a concessionária constatou a depredação de cabos e equipamentos responsáveis pelo funcionamento dos sinais luminosos e sonoros, destinados à orientação dos motoristas que trafegam naquela passagem em nível. Também foi danificado o sistema de sinalização automática dos trens, fazendo com que algumas composições precisassem aguardar ordem de circulação no trecho entre as estações Honório Gurgel e Pavuna/São João de Meriti (ramal Belford Roxo).

Devido à complexidade dos equipamentos que compõe o sistema de sinalização, a previsão é que a reinstalação de todo o equipamento seja concluída no final de fevereiro.

A ocorrência foi registrada na delegacia da região.  Em nota, a SuperVia disse que repudia ações como esta que, além de causarem prejuízos aos passageiros, colocam em risco a integridade física de quem utiliza o transporte ferroviário e também de quem passa pelo local.

Para se ter uma ideia, a empresa recolhe 1.050 toneladas de lixo por mês em sua faixa de domínio, ou seja, algo em torno de 95 toneladas/dia. Cerca de 80% desse lixo é resultado de despejos feitos por comunidades vizinhas à rede, que tem 270 quilômetros de linhas.

Fonte: SuperVia, 28/12/2015

Deixe um comentário

Rolar para cima