Praça do Trem será o principal acesso ao Engenhão

As obras de melhorias urbanísticas no entorno do Engenhão estão na reta final.? Iniciado no segundo semestre de 2014, o projeto é composto por dois conjuntos de iniciativas: a criação da Praça do Trem e a reurbanização das ruas do entorno imediato do Estádio Olímpico (concluída em janeiro de 2015); e a execução do Programa Bairro Maravilha em 32 ruas da região. O investimento total nas intervenções é de R$ 115,6 milhões.

Na primeira fase, entregue em 2015, foram beneficiadas as ruas que formam o quadrilátero do entorno do estádio: Arquias Cordeiro, José dos Reis, Doutor Padilha e Rua das Oficinas, que ganharam novos passeios, meios-fios e sarjetas, além de implantação de infraestrutura ?civil ?para nova iluminação e? posterior? conversão de redes aéreas para subterrâneas (no passeio do lado do estádio). As melhorias urbanísticas garantiram às calçadas acessibilidade para pessoas com deficiência. O entorno do estádio também ganhou uma ciclovia com 2 km de extensão.

O equipamento mais aguardado pela população é a Praça do Trem. A requalificação vai atender a população de uma região há muito carente de uma área de lazer, com diversão inclusive ao ar livre, revitalização dos antigos galpões e arborização dessa que será uma grande esplanada de acesso ao estádio. Com 35 mil metros quadrados, esse espaço vai valorizar a memória ferroviária local, incluindo a restauração, em andamento, de dois antigos galpões e do prédio administrativo, que abrigará a futura Nave do Conhecimento Olímpica – equipamento que integrará a última etapa de entrega da obra, prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2016.

Já a segunda parte do projeto, refere-se à reurbanização de 32 vias visando à melhoria da acessibilidade no bairro com nova pavimentação de calçadas, recapeamento das faixas de rolamento e realinhamento de meios-fios, já em andamento. Também estão previstos serviços de manutenção, limpeza e reforço de captação superficial na rede de águas pluviais, eliminando pontos de alagamento.

 Praça do Trem

A Praça do Trem será o principal acesso ao Estádio Olímpico João Havelange – que receberá competição nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Para tanto, o espaço recebeu um projeto elaborado pela equipe técnica do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, cujo objetivo principal é a restauração do conjunto de edificações das Oficinas de Locomoção do Engenho de Dentro, tombadas na esfera municipal de proteção ao patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro.

A ?obra procura atender à logística necessária à operação dos Jogos e faz parte do legado olímpico para a cidade, já que, no futuro, o espaço será aproveitado pela população local.

A Praça do Trem vai se tornar a maior área pública do bairro e da região do Grande Méier (que hoje cabe ao Jardim do Méier, que possui cerca de 11 mil m2), com aproximadamente 35 mil m2 e estará localizada no entorno dos bens tombados de maior referência histórica da região. O local será totalmente arborizado, já que cerca de 90 unidades serão plantadas, respeitando a visibilidade dos galpões tombados.

A iluminação será feita com lâmpadas de led, para uma maior eficiência energética e valorização dos bens históricos, valorizando os espaços de permanência e permitindo que o local também seja utilizado durante a noite.

O projeto prevê ainda a criação de uma explanada acessível, livre de obstáculos, para facilitar a circulação pela região. Após os Jogos de 2016 está prevista a sua utilização como praça, onde serão instalados mobiliários urbanos para atender às demandas da população moradora do bairro que poderá também vivenciar o patrimônio recém-restaurado.

As soluções de uso e aproveitamento adotadas para a Praça do Trem visam à requalificação e o fortalecimento da conectividade entre os espaços públicos, além da integração com os equipamentos existentes em seu entorno, onde ficam o Estádio Olímpico João Havelange, a Escola Municipal Bolívar, a Estação Ferroviária do Engenho de Dentro e o Museu do Trem. O desenho de piso vai orientar o fluxo de pessoas às entradas do Estádio e indicará a circulação através das estruturas históricas. A Praça do Trem terá localização estratégica para garantir fácil acessibilidade a partir de diversos pontos da cidade.

“A intervenção representa um grande legado cultural e urbano dos Jogos Olímpicos. A comunidade de Engenho de Dentro irá desfrutar desta nova opção de lazer. A Praça do Trem é um ponto estratégico no projeto de requalificação urbana da área. É uma área de relevância histórica e cultural para a região. As Oficinas estão diretamente relacionadas ao imaginário deste bairro. São importantes referências para a sua história e para seus moradores. Ao restaurar este local, vamos renascer com os seus significados e promove o conhecimento sobre a sua história. Vamos permitir o acesso da população, hoje bastante restrito, a estes importantes bens tombados, que irão se transformar em uma área pública e acessível a todos”, destaca Washington Fajardo – presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

Secretário de Obras, Alexandre Pinto destaca toda a requalificação que a Prefeitura do Rio está fazendo no Engenho de Dentro.  “A ideia é que esta área se torne um grande ponto de encontro.

?Investimos R$ 32,6 milhões para construir o Viaduto Armando Nogueira, religando a Rua da Abolição à Avenida Dom Hélder Câmara. Todas estas ações de qualificação do Engenho de Dentro fazem parte de um esforço da Prefeitura do Rio para revitalizar este bairro tão emblemático do subúrbio carioca, que passou décadas no ostracismo”, afirma Alexandre Pinto.

Fonte: Ascom – Prefeitura do Rio, 07/01/2015

Deixe um comentário

Rolar para cima