A Prefeitura do Rio, por meio da Concessionária do VLT Carioca e da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, abre inscrições para preencher 12 vagas do curso de capacitação de agente de bordo na operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
São as primeiras oportunidades abertas pelo projeto Fomento à Empregabilidade, realizado a partir de uma parceria entre a Prefeitura do Rio, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
As inscrições serão realizadas a partir desta segunda (15) até sexta-feira (19), das 10h às 16h, no Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda da Zona Portuária (Rua da América 81, Gamboa), e no Cras da Gamboa (Rua Marechal Floriano 191, 2° andar, Centro).
O programa qualifica moradores dos bairros do Porto Maravilha – Santo Cristo, Saúde e Gamboa. O operador de bordo vai trabalhar nas plataformas de embarque e desembarque e no interior das composições em ações de apoio e orientação aos passageiros, fornecendo informações e respondendo dúvidas sobre trajeto, integrações e intervalo das viagens, por exemplo.
Para participar, é necessário ter no mínimo 18 anos, Ensino Médio completo, estar em dia com as obrigações militares e ter disponibilidade para quatro horas diárias de treinamento nos períodos da manhã ou da tarde, além de residir prioritariamente em um dos três bairros do Região Portuária. Para a inscrição é necessário levar documento de identidade com foto (original e cópia, certificado de conclusão do Ensino Médio (original ecópia de diploma ou histórico escolar), cópia do certificado de reservista e comprovante de residência. Candidatos com experiência comprovada em atendimento ao público devem apresentar a carteira de trabalho com o registro da função exercida.
O processo seletivo é composto de prova objetiva (no dia 26 de fevereiro), dinâmica de grupo, curso de capacitação e exames médicos. No dia 24, a organização divulgará a lista de candidatos aptos à participação bem como os locais de prova nos seguintes endereços:
I – Centro Público de Trabalho e Emprego e Renda da Zona Portuária (CPTER) – Rua da América 81, Gamboa/RJ;
II – Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp) – Rua Sacadura Cabral 133, Saúde/RJ;
III – Centro de Referência de Assistência Social (Cras) – Rua Marechal Floriano 191, 2º andar, Centro/RJ.
Fonte: Manchete On Line, 16/02/2016
Pingback: Formula 1 shake