Linha 4 do metrô Rio escapa de arresto feito pela Justiça

Fundamental para garantir a mobilidade durante os jogos olímpicos de 2016, as obras da linha 4 do metrô, que ligará Ipanema à Barra, escaparam por pouco do arresto nas contas do estado determinado pela Justiça nas quarta e quinta-feiras.

O governo havia repassado, na semana passada, cerca de R$ 280 milhões para que o consórcio Rio Barra mantivesse os trabalhos em andamento. Por isso, no momento do sequestro, a conta do Tesouro Estadual estava quase vazia. A maior parte do confisco para o pagamento aos inativos foi feita em contas que recebem recursos provenientes de empréstimos e repasses da União.

Corrida contra o tempo

A possibilidade do sequestro dos recursos do metrô poderia representar ainda mais atraso nas obras. O governo corre contra o tempo para entregar a ligação entre Ipanema e Barra antes dos Jogos, que acontecem de 5 a 21 de agosto.

Apesar dos atrasos, o estado garante que o trecho o começará a operar em julho com a capacidade reduzida de passageiros. O governo também não detalhou como serão realizados os testes antes de a linha entrar em operação comercial.

No fim do mês passado, a União liberou mais R$ 1 bilhão para a conclusão da Linha 4. O dinheiro, no entanto, não fará com que a obra fique totalmente pronta até as Olimpíadas. A conclusão da estação da Gávea foi adiada para o primeiro trimestre de 2018.

Fonte: O Globo, 29/04/2016

Deixe um comentário

Rolar para cima