Cariocas e turistas terão aplicativo oficial de transporte público durante os Jogos Rio 2016

A tecnologia será uma das principais aliadas de cariocas e turistas que estarão na cidade durante os Jogos Rio 2016. Como parte integrante do Plano Olímpico de Mobilidade, será possível planejar viagens em qualquer modal da cidade, utilizando aplicativo de smartphone. Para que isso fosse possível, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), padronizou e unificou dados de todos os transportes disponíveis no Rio  – ônibus, BRT, VLT, trens, metrô, vans, barcas e teleféricos. O banco de dados Data Rio, que ficará de legado após os Jogos, foi disponibilizado para aplicativos do mercado. O Moovit foi o primeiro aplicativo oficial de transporte público homologado por atender os requisitos exigidos pelo município.

Ao todo, são mais de 50 km de linhas e novos serviços mapeados, interligando o sistema de transporte às regiões de competição – na Barra, Deodoro, Maracanã e Copacabana. Por meio do app, o usuário terá informações sobre trajetos de linhas de ônibus e serviços dos demais modais, indicações dos locais de competição, além das rotas olímpicas. Com isso, o passageiro poderá planejar viagens utilizando diferentes tipos de transporte e tendo conhecimento prévio sobre a disponibilidade dos serviços.

Além disso, durante os Jogos Rio 2016, um integrante do Moovit acompanhará os trabalhos do Comitê Olímpico de Mobilidade – que reúne representantes de vários órgãos da Prefeitura – no Centro de Operações Rio (COR), de onde as informações sobre trânsito e transporte serão monitoradas em tempo real. Associando dados oficiais às informações de usuários na comunidade do app, o Moovit poderá indicar os trajetos mais rápidos ou curtos aos passageiros.

O secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, destaca que o aplicativo será fundamental para auxiliar não apenas o espectadores dos Jogos a chegar aos locais de competição, como os usuários habituais do transporte público a se deslocarem pela cidade no período em que houver mudanças e restrições no trânsito da cidade.

“A cidade do Rio avança no uso da tecnologia e, através do convênio com o Moovit, permitirá que, não só os espectadores olímpicos, mas toda população tenha acesso a um planejador de viagens multimodal com informações em tempo real permitindo que o cidadão planeje melhor a sua viagem e tenha mais segurança e regularidade em seus deslocamentos. Essa é uma grande conquista para o período dos Jogos e será um grande legado para população carioca”, afirma Rafael Picciani.

O banco de dados Data Rio, elaborado pelo Comitê de Mobilidade, formado pela Secretaria Municipal de Transportes, Governo Estadual, Centro de Operações Rio e Iplan Rio, reúne informações em tempo real sobre os transportes da cidade: itinerários, localização de pontos e estações, tempo de intervalos, entre outros.

A parceria entre a Prefeitura do Rio e o Moovit beneficiará os mais de 1,5 milhão de usuários que já utilizam o app diariamente na cidade, além dos cerca de meio milhão de turistas que devem desembarcar no Rio para acompanhar as Olimpíadas.

“Contribuir com a realização dos Jogos Olímpicos está diretamente ligado ao nosso compromisso de melhorar a experiência dos usuários ao utilizarem o transporte público. Adicionalmente, trata-se da oportunidade perfeita para contribuir com o Rio de Janeiro ao ajudar a resolver um dos principais desafios da cidade”, comenta Nir Erez, CEO do Moovit. “Ao utilizar o Moovit, cariocas e turistas terão maior facilidade ao se locomover pela cidade para assistir aos Jogos”, complementa.

Acessibilidade para todos

Para garantir que as informações estejam disponíveis ao maior número de pessoas, o Moovit está disponível em 35 idiomas, incluindo português, inglês, espanhol e francês.

Outra importante novidade é que, atendendo a um dos requisitos da Prefeitura, o app também conta com recursos de acessibilidade que permitem sua utilização por pessoas com deficiência visual – opção disponível para celulares equipados com os sistemas iOS e Android. Integrado às funcionalidades VoiceOver e TalkBack (para iOS e Android, respectivamente), o Moovit têm todas as suas telas acessíveis.

Essas funcionalidades permitem que o usuário pressione seu dedo na tela do celular e, então, ouça qual botão ou ícone está sendo visualizado, facilitando a navegação e permitindo que deficientes visuais planejem suas viagens e rotas com mais facilidade.

O Moovit estará disponível também em versão web no site oficial para o turista, o www.visit.rio, que indica as melhores opções de lazer, gastronomia e locomoção pela cidade. Pelo app, os usuários poderão ainda compartilhar rotas e trajetos com seus contatos via e-mail e redes sociais.

Atualmente, o Moovit – empresa de origem israelense – está disponível em mais de 50 cidades brasileiras, sendo utilizado por mais de 10 milhões de usuários, o que coloca o Brasil como um dos principais mercados do app. Mundialmente, são mais 35 milhões de usuários em 800 cidades em 65 países.

Fonte: Ascom – Secretaria Municipal de Transportes, 04/05/2016

Deixe um comentário

Rolar para cima