Trecho de Avenida será entregue neste sábado

RIO — Foi-se o tempo em que a Avenida Rodrigues Alves era usada somente para passagem de veículos, carga e descarga de mercadorias e embarque e desembarque de passageiros. Transformado num boulevard arborizado, um trecho de um quilômetro da via será aberto ao público neste sábado, após dois anos em obras. Da Praça Mauá, será possível caminhar até o Armazém 6 (da Utopia). Os pedestres terão prioridade, já que os carros só poderão circular em baixa velocidade, numa única faixa, reservada para atender aos imóveis da região. Na nova área de passeio, cortada pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), foram instalados 206 postes de iluminação de LED, 153 bancos e plantadas 463 árvores.

O novo trajeto, antes escondido pela Perimetral, faz parte da Orla Prefeito Luiz Paulo Conde, frente marítima com 3,5 quilômetros de extensão que ligará, até junho, a Praça Quinze ao Armazém 8, beirando a Baía de Guanabara. Dois trechos já foram entregues: a Praça Mauá, em setembro do ano passado, e um caminho de 600 metros de extensão, aberto no mês passado, após ficar 252 anos restrito aos militares do I Distrito Naval.
A previsão é que a região da Praça Quinze e da Praça Marechal Âncora seja inaugurada entre maio e junho. Já a Praça da Candelária e o trecho entre os armazéns 6 e 8, na Rodrigues Alves, deverão ser entregues até o final de junho, junto com o Túnel da Via Expressa e seus acessos, que ligarão o Aterro do Flamengo à Ponte Rio-Niterói e à Avenida Brasil. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp), as obras em toda a Orla Conde alcançam 76% de conclusão.

FACILIDADE DE ACESSO

Diretor artístico do Armazém da Utopia e da Companhia Ensaio Aberto, Luiz Fernando Lobo comemora a revitalização da região e ressalta que, mesmo em obras, o espaço conseguiu atrair 400 mil visitantes desde sua inauguração, em 2010.

Boulevard arborizado será aberto ao público – Mônica Imbuzeiro / Agência O Globo

— Para a gente, será muito interessante, porque os espectadores terão mais facilidade de acesso, inclusive com o VLT, que terá uma parada em frente ao armazém. Qualquer facilidade de meio de transporte é sempre importante. Nosso desafio agora é transformar o armazém num centro de referência internacional. Já temos algumas parcerias em andamento, com outros países, como França, Escócia e Inglaterra, para que o armazém seja um porto não de mercadorias, mas de ideias — comentou.

A partir de sábado, quando o terceiro trecho da Orla Conde for inaugurado, uma bicicleta adaptada do Aquário Marinho do Rio (AquaRio) ficará estacionada em frente ao Armazém da Utopia. Serão distribuídos folhetos sobre a nova atração, que está sendo construída perto do Armazém 8. Uma TV instalada no veículo mostrará o andamento das obras no aquário, previsto para ser inaugurado no segundo semestre deste ano. Neste mês, os primeiros tubarões deverão ser levados para quarentena.

— Do Armazém 6 em diante, haverá tapumes, mas, dali, já dá para ver o aquário. Uma pessoa ficará na nossa bike tirando dúvidas e apresentando nosso projeto. Estamos trabalhando para abrir o aquário até antes das Olimpíadas. Mas, se não der para fazer o povoamento dos peixes, teremos que abrir depois. Temos que respeitar o tempo que os peixes precisam para se adaptar, se acostumar, se ambientar — afirmou Marcelo Szpilman, diretor-presidente do AquaRio.

Segundo a prefeitura, a partir do dia 22, o VLT começará a ser operado comercialmente, entre a Rodoviária Novo Rio e o Aeroporto Santos Dumont. Na Rodrigues Alves, os bondes modernos deslizarão sobre um gramado e vão parar em três estações.

Fonte: O Globo, 06/05/2016

Deixe um comentário

Rolar para cima