Apaixonados por trem

Ao redor do mundo, você encontra ferrovias que foram construídas há mais de 100 anos. E olha que os projetos eram ambiciosos, com pontes em lugares com alturas assustadoras ou, ainda, trajetos em ziguezagues que são de deixar qualquer um zonzo. Acredita que várias delas ainda existem? Veja uma lista a seguir:

Aso Minami – Japão

Essa estrada de ferro fica localizada na região sul de Kumamoto, uma área repleta de vulcões ativos. O povo fica com medo mas, mesmo assim, não deixa de viajar no trem, ainda mais no inicio de novembro, quando dá pra ver, de dentro do trem, a floresta queimando e brilhando por causa do magma.

Tren a las Nubes – Argentina

Conhecida no Brasil como Trem das Nuvens, a linha ferroviária é a terceira maior do mundo e soma 217 km de pura aventura. O trem sai de Salta, na Argentina, e passa por 21 túneis, 13 pontes, muitos espirais e linhas em ziguezague que atravessam uma cadeia de montanhas até chegar em La Polvorilla, no Chile. Alguns trechos chegam a mais de 4 200 metros de altitude. Tem coragem?

White Pass & Yukon – Alaska

Começou a ser construída em 1898 e demorou dois anos para ficar pronta. A linha de 177 km que liga Skagway, no Alasca, e Whitehorse, no Canadá, é usada por mais de 450 mil pessoas por ano e o percurso conta com subidas de até 3000 metros em um caminho de 32 km.

Georgetown Loop – Colorado

O trem a vapor faz passeios turísticos de verão por Silver Plume Georgetown, percorrendo uma distância na estrada de ferro de 7,2 km de comprimento, passando por um terreno montanhoso e elevações de até 195 metros.

Chennai Rameswaram – Índia

Se você fizer uma viagem pra Índia e quiser chegar até a Ilha de Rameswaram, que fica na costa sul do país, você é obrigado a pegar um trem que passa por caminhos perigosos. A ferrovia foi construída em 1914 e tem aproximadamente 1,4km. Dizem que a pior parte é quando você passa por um local que frequentemente rolam ciclones.

Lynton & Lynmouth – Reino Unido

É uma ferrovia funicular movida a água, construída em 1890, que faz a ligação entre as cidades vizinhas Lynton e Lynmouth. Diz que parece uma montanha-russa de tão radical que é fazer essa pequena viagem. São dois “vagões” que fazem a travessia e cada um deles comporta 40 pessoas. Vai vendo…

Cumbres & Tolteca Scenic – Novo México

O trem parte de Chama, no Novo México, e tenta se equilibrar por 103km nos trilhos antigos, que chegam a passar por lugares super estreitos. Se um dia você fizer essa viagem, fique atento à vida selvagem abundante do trajeto, você encontrar raposas, coiotes, antílope, águias, falcões e até leões da montanha.

Outeniqua Choo Tjoe – África do Sul

Durante a construção, em 1908, uma ponte de madeira caiu no Great Brak River causando um trágico acidente em uma locomotiva, mas atualmente ela está muito mais segura. A parte que dá mais medo é a travessia pela ponte Kaaimans, a 118 metros de altura do Oceano Índico..

Argo Gede – Indonésia

É um percurso maravilhoso de 3 horas de viagem entre Jacarta e Bandung. Mas certeza que você vai ficar desesperado em uma parte do trajeto, quando o trem passa pela ponte Cikurutug, com vista para a imensidão de campos verdes do vale. Em 2002, um trem descarrilhou e, por isso, as autoridades estão de olho para que não aconteça mais nenhum problema.

Fonte: www.guiadasemana.com.br

Deixe um comentário

Rolar para cima