Com a conclusão da instalação de trilhos da Linha 4 do metrô, entre a Barra da Tijuca e Ipanema, a passagem da primeira composição foi feita neste domingo no chamado eixo olímpico. Na viagem entre as estações General Osório, em Ipanema, e Jardim Oceânico, na Barra, passando pela ponte estaiada, estavam abordo o secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira; a presidente da RioTrilhos, Tatiana Carius; o diretor do Metrô Barra, Pedro Augusto Cardoso; e o presidente da concessionária Rio Barra, Maurício Rizzo.
— Esse momento é de fundamental importância para a operação especial da Linha 4 do metrô e marca a conexão, por trilhos, da Barra da Tijuca com a Zona Sul — afirmou Rodrigo Vieira.
O secretário de Transportes disse que os testes de cada um dos sistemas seguem dentro da programação. No domingo, o primeiro carro metroviário saiu da estação General Osório, passou pelas estações Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado/Rocinha e chegou à estação multimodal Jardim Oceânico, na Barra.
Ele informou ainda que o cronograma está ajustado. Em junho, serão feitos os testes finais com os trens para a abertura da linha no dia 1° de agosto.
Segundo a Secretaria estadual de Transportes, na reta final das obras de implantação da Linha 4, a execução dos serviços chega a 95% de conclusão. Os testes na nova linha metroviária tiveram início em janeiro e ocorrem por fases. As subestações de energia e os sistemas operacionais já estão sendo verificados, como as avaliações de sinalização nos túneis, equipamentos de controle e até a energização das vias. Os sistemas de ventilação e iluminação definitivos também passam por testes, assim como escadas rolantes e elevadores.
As cinco estações que estarão em operação antes dos Jogos Olímpicos (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico) estão em fase final de acabamento.
Fonte: O Globo, 23/05/2016