Escada de estação da Linha 4 assusta passageiros

RIO – Na estação do metrô da Praça General Osório, em Ipanema, muitos passageiros estão chegando e saindo com as pernas bambas. Isso porque, na ligação entre as linhas 1 e 4, uma escada rolante tem causado vertigem: com 26 metros de comprimento e 315 degraus, ela chega a 10,5 de altura, o equivalente a um prédio de três andares. É a maior do sistema.

Entre os passageiros, não falta quem conheça fobia de altura ou de locais fechados. Mas há aqueles que estão sendo apresentados a uma novidade: a escalafobia, o medo das escadas rolantes.

A auxiliar de serviços gerais Luciana de Freitas, de 35 anos, tirou a tarde de ontem para visitar uma irmã em São Conrado. Pela primeira vez, ela embarcou em um trem da Linha 4. Na troca de plataformas, tomou um susto: o tamanho da escada rolante a impressionou. Pensou duas vezes antes de usá-la.

— Ela é muito alta, dá mesmo um pouco de medo. Mas imagine ter que subir esse monte de degraus sem essa ajudinha? Foi um bom investimento, mas que dá vertigem, dá — comentou Luciana, com os olhos fixos (e arregalados) na escada rolante.

Observando o vaivém entre as linhas 1 e 4 por meia hora, a equipe de reportagem do GLOBO constatou que 15 pessoas não quiseram se “arriscar” no equipamento: preferiram subir ou descer por um escada fixa que fica ao lado. Para se ter uma ideia de sua grandiosidade, vale informar que passageiros levam 35 segundos para chegar à plataforma ou ao piso superior — mais que o dobro do tempo gasto em outras escadas rolantes da estação: aproximadamente 15 segundos.

Foto: Marcelo Carnaval – O Globo

— Se você me perguntar se cansa usar a escada normal, é claro que vou responder que cansa. Mas eu é que não subo na rolante. Prefiro ir na comum, parando e descansando — disse uma outra passageira, Aline Marques, de 45 anos.

O metrô do Rio bem que tentou ser o “dono” da maior escada rolante do Brasil, mas o “título” continua pertencendo a uma outra Linha 4, a de São Paulo, nas estações da Luz e República. A diferença é pequena, mas a terra da garoa leva a melhor: um metro e meio a mais de altura.

Dona Nilza Fidelis dos Santos acompanhou a chegado do metrô ao Rio, em 1979. Com 80 anos, ela disse que já se acostumou aos novos transportes da cidade e que viu de tudo um pouco. Mas também se surpreendeu com a escada rolante da General Osório.

— É muito grande mesmo. Idoso não sobe sem sentir medo — brincou Dona Nilza ao lado das duas filhas, Rosane e Rosângela, que sequer haviam reparado no tamanho do equipamento.

Rosângela afirmou que não teve “tempo para pensar no assunto”:

— Ando tão rápido pelas estações que não tinha percebido que era desse tamanho. Mas, olhando agora, vejo que realmente é imensa.

Na Estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana, uma escada rolante também chama a atenção pelo tamanho, mas não supera a de Ipanema. Na General Osório, há até quem tire foto do equipamento.

Fonte: O Globo, 28/09/2016

 

Deixe um comentário

Rolar para cima