NOVA JERSEY — Um trem lotado de passageiros se chocou na manhã desta quinta-feira com a plataforma da estação de Hoboken, em Nova Jersey, deixando pelo menos um morto e mais de 100 feridos. Inicialmente, o balanço era de 3 mortos, mas em seguida o número foi revisado pelo governo. Três feridos estão em estado grave, e não há crianças entre as vítimas. Imagens mostram um vagão destruído cercado por escombros, com grandes danos à estação.
Informações preliminares sugerem que foi acidental ou causado por erro do operador. Autoridades informaram que 20 ambulâncias foram encaminhadas ao local e todas as pessoas presas nas ferragens já foram resgatadas.
— Há mortes — disse um alto funcionário do serviço de transportes ao “The New York Times” que não quis se identificar. — Há um significativo número de feridos. O trem estava muito rápido. Há danos à estrutura da estação.
Passageiro do terceiro carro, Leon O. publicou um vídeo no Twitter mostrando os primeiros momentos após o desastre, com muitos destroços e pessoas atônitas exclamando: “Oh, meu Deus.”
O desastre aconteceu por volta das 8h45m (hora local), momento de grande movimento na estação, quando a composição da plataforma 5 se chocou contra a parede do terminal, destruindo a estrutura e fazendo parte do teto desabar. O trem 1614 partira de Spring Valley e deveria chegar às 8h38m. Aparentemente, estava atrasado, segundo a WABC.
“Devido ao descarrilhamento de um trem na estação de Hoboken, todos os serviços a partir dela e até ela estão suspensos”, informou a polícia no Twitter.
Os relatos de passageiros sugerem que o trem não conseguiu reduzir a velocidade ao entrar na estação e terminou por subir na plataforma, destruindo o teto.
— Não houve freada. De repente, bateu — contou Leon O.
Um dos membros das equipes de resgate descreveram “o horrendo som de uma explosão”, com passageiros se arrastando para fora da área do desastre.
O Terminal de Hoboken faz parte do sistema de transportes da zona metropolitana de Nova York, tem nove linhas férreas e é ligado ainda a uma estação de metrô e a várias linhas de ônibus. Mais de 50 mil pessoas passam por dia pela estação, tornando-a o terminal mais movimentado de Nova Jersey. As atividades da estação foram suspensas.
Alguns passageiros confirmaram que o trem ia em alta velocidade.
— Senti uma grande sacudida — disse o passageiro Seteve Mesiano. — As luzes se apagaram. E o teto caiu sobre o primeiro vagão.
Fonte: O Globo, 29/09/2016