Linha 4 do metrô deve iniciar operação a partir de sábado

A Linha 4 do metrô (Ipanema-Barra) começa, a partir do próximo dia 5, a operar aos sábados. Inicialmente, o horário será restrito, como nos dias de semana (das 6h às 21h). De acordo com a concessionária Metrô Rio, somente em dezembro, em data que ainda será definida, o passageiro poderá contar com o transporte também aos domingos. E somente no último mês do ano a Metrô Rio também promete o fim do horário restrito: a Linha 4 passará a operar no mesmo esquema das Linhas 1 e 2: de segunda a sábado, de 5h à meia-noite, e aos domingos, de 7h às 23h.

Conforme o GLOBO já noticiou, o horário restrito e o fechamento nos fins de semana têm levado muitos moradores a voltar à dura realidade enfrentada antes da nova ligação metroviária: ônibus cheios, intervalos irregulares e engarrafamentos maçantes. A secretaria estadual de Transportes argumenta que a concessionária Metrô Rio tem usado os horários fora de operação para fazer testes e finalizar a instalação do sistema de piloto automático (faltam ainda 40% das obras), importante item para manter a segurança e a regularidade no intervalo entre os trens.

Segundo a secretaria estadual de transportes, desde a abertura à população, dia 19 de setembro, a Linha 4 tem atendido, em média, a 85 mil passageiros por dia.

Para acessar as estações da Linha 4 (Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz), os passageiros podem optar pelo ticket unitário do metrô ou qualquer cartão de bilhetagem eletrônica, como o Bilhete Único. A secretaria ressalta que não é necessário pagar outra passagem para fazer a integração com as demais linhas do sistema. Na estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, o usuário pode fazer a integração com o BRT, pagando tarifa de R$ 7 com qualquer cartão RioCard cadastrado.

De acordo com a secretaria de transportes, a Estação Gávea está com 42% dos serviços de escavação concluídos e ainda falta escavar 1,2 quilômetro de túnel entre o Alto Leblon e a Gávea. A secretaria explica que, inicialmente, “a estação teria uma plataforma, porém o licenciamento ambiental determinou a ampliação da estação, com a construção de duas plataformas paralelas, permitindo maior flexibilidade para futuras expansões. O detalhamento do projeto da estação Gávea está em elaboração.” Segundo a secretaria, “o Governo do Estado busca fontes de recursos para executar a obra.”

Fonte: O Globo, 31/10/2016

 

 

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