Bondinho de Santa Teresa terá tarifa de R$ 20 para turistas

O governo do estado anunciou nesta quinta-feira, no Diário Oficial, que vai passar a cobrar passagem no bondinho de Santa Teresa para turistas ou cariocas que não morem no bairro que quiseram visitar a região. O valor estabelecido é de R$ 20 e entrará em vigor a partir do dia 15 de dezembro, de acordo com o decreto 45.514, de 9 de novembro, assinado pelo governador Luiz Fernando Pezão.

NECESSIDADE DE REEQUILÍBRIO FINANCEIRO

Entre as justificativas para o valor da cobrança está “a necessidade de reequilíbrio das finanças estaduais, abaladas pela forte crise que atingiu o estado” e “o retorno parcial do funcionamento do Serviço Público de Transporte por Bondes em Santa Teresa, após a realização de obras de recuperação daquele sistema”.

Os bondinhos pararam de circular em agosto de 2011 quando uma composição saiu do trilho causando a morte de cinco pessoas e deixando outras 57 feridas. As obras, incompletas até hoje, têm sido alvo de reclamações dos moradores pelos transtornos causados no bairro.

MORADORES ISENTOS

Os moradores de Santa Teresa estarão isentos da cobrança desde que façam cadastramento. Ele será feito a partir do próximo dia 21, das 8h às 16h, na Estação Carioca dos Bondes (Rua Lélio Gama sem número, Centro). Os moradores terão que apresentar comprovante de residência, identidade e CPF (original e cópia) e uma foto 3×4. Os dependentes que não possuem os documentos necessários poderão apresentar a certidão de nascimento.

HORÁRIO AMPLIADO

Desde esta segunda-feira (dia 7), o horário de funcionamento dos bondes foi ampliado para das 6h30 às 16h15, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 18h aos sábados. Não há operação aos domingos e feriados. Atualmente, os Bondes circulam no trecho Largo da Carioca – Largo dos Guimarães, com saídas a cada 15 minutos.

Fonte: O Globo, 11/11/2016

Deixe um comentário

Rolar para cima