Moreira Franco diz que ferrovia jamais será o modal em que as pessoas se movimentarão

Secretário Executivo do Programa de Parceria de Investimentos do governo (PPI), Moreira Franco disse ontem, 16/11, por ocasião da renovação dos contratos de concessão dos portos de Paranaguá e Salvado por mais 25 anos (esse pacote de bondades faz sentido pois, afinal de contas, o Natal está aí), que “num país da extensão do nosso, a ferrovia JAMAIS será o modal em que as pessoas se movimentarão pelo Brasil, mas ela é indispensável, fundamental, para mobilidade da produção agrícola…Essa declaração foi feita no programa A voz do Brasil. (ouça o áudio abaixo).

Apelidado nos anos 1980 pelo então governador Leonel Brizola de “Gato Angorá”, esse felino nunca deve ter viajado – ou ouvido falar – dos milhares trens de passageiros que circulam pela Rússia, China, Canadá e EUA, para citar somente países de grandes dimensões territoriais, onde os trens de carga e passageiros convivem de forma harmoniosa. Só por aqui, esses idiotas planejam ferrovias somente para carga. Enquanto isso, nossas estradas vão matando um Vietnan por ano.

Outra pérola foi dita pelo seu secretário de Coordenação do PPI, Tarcísio de Freitas ao Jornal Folha de S. Paulo em 9/11, sobre a Ferrovia Bioceânica: “Quem sabe em 2.450, depois do Armagedom, ironizou.” Com certeza desconhece o Projeto do Eixo Capricórnio, elaborado às custa dos  BNDES em 2011, que prevê o uso da malha Sul para interligar os dois Oceanos. É mais barato e de menor distância e tem pré-estudos confiáveis encomendado pelo BNDES. Ao que parece, esse denso estudo do Eixo Capricórnio nunca chegou à Brasília (foram para o lixo?).

Por essa duas declarações, vemos que esses homunculus publicus não estão muito comprometidos com as ferrovias de carga e, muito menos, com o transporte de passageiros em média e longa distância.

Oremos, pois!

Antonio Pastori – Pós Graduando em Eng. Ferroviária

Vice-Presidente da AFPF – Associação Fluminense de Preservação Ferroviária

17/11/2016

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