Metrô – os trilhos que mudaram o Rio

 

Este é o título que a engenheira eletricista e escritora Angela França deu em seu novo livro. Segundo a autora que trabalhou por 38 anos na Companhia, foi uma forma de  registrar essa experiência tão util para a sociedade.

Angela apresenta interessantes aspectos históricos da construção e dos primeiros anos de operação do metrô, até os dias atuais, com amplo acervo fotográfico, de notável valor histórico, contado por quem vivenciou esta evolução bem de perto, participando de cada momento.

A sua construção que exigiu engenhosidade e criatividade da engenharia pelas dificuldades encontradas devido à geografia da cidade, os transtornos que causou no comércio por onde passou, o arrojado projeto com arquitetura modernista premiada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, a revitalização da cidade através da reurbanização dos locais públicos. O metrô levou 11 anos desde a criação da Companhia até rodar o primeiro carro.

Por ser um sistema totalmente inovador, eficiente, seguro, confortável, moderno e rápido fez com que o carioca logo se apaixonasse por ele.

O livro torna público a história do metropolitano, que se confunde com parte da história da cidade do Rio de Janeiro, acrescentando um grande conhecimento sobre o transporte urbano sobre trilhos.

Quem é a autora

Engenheira e consultora atuou por muito tempo na área de transportes, normalização técnica e qualidade.

A carreira teve inicio em 1976, quando foi admitida na Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro – metrô e, no caminho, apesar de ser mulher logo chefiou com muita competência e profissionalismo um grupo de técnicos na área de manutenção

Dentre os principais momentos que vivenciou na carreira, foi quando teve a oportunidade de estar presente na primeira descida do trem ao túnel para o teste de gabarito.

O livro será lançado na livraria Autografia, dia 26 de maio

Local: Travessa dos Tamoios, 43 – Falmengo-RJ, às 19 horas

Antes, porém, será lançado na cidade de Petrópolis no dia 17 de maio às 19 horas

Local: Casa Claudio de Souza, Praça Rui Barbosa, 5 conhecida como Praça da Liberdade.

Deixe um comentário

Rolar para cima