09/05/2017 – Palestra Técnica sobre montagem e superestrutura do VLT

Metodologia da Montagem da Superestrutura da Via Permanente do VLT Carioca. Esse tema foi apresentado na tarde desta terça-feira (09/05) na sede da Aenfer pelo engenheiro Leandro Teixeira que participou do ciclo de palestras técnicas.

Numa abordagem minuciosa e bem explicativa o palestrante falou sobre a tecnologia que envolveu a construção da linha do Veículo Leve Sobre Trilhos, VLT, e fez um paralelo das vias ferroviárias convencionais. Mostrou todas as etapas da montagem da superestrutura da via permanente feita pela empresa Alberoni e Arruda, responsável pelo trabalho dos 28 km dos trilhos por onde passa o VLT no Centro do Rio de Janeiro. Vale ressaltar que hoje o percurso é em torno de 18 km. (primeiro trecho inaugurado, atende da Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont, e após, Saara à Praça XV).

Leandro falou das características da obra, as interferências pela arqueologia, cruzamentos, redes de água, luz, telefonia e gás que, segundo ele, foi um dos desafios ter que lidar com esses percalços sem causar abalos e interrupções, o que exigiu um controle topográfico muito rígido.

Ele falou do processo do sistema elétrico, livre de rede aérea, pois os trilhos são energizados a partir de pontos distribuídos ao longo da via, ou seja, eles são energizados somente no exato local por onde passa a composição. Esse sistema, chamado de APS, torna-se o grande diferencial do projeto.

Para a recepção da infraestrutura, disse, foram verificadas características da plataforma como largura, cota e fissuras.

O engenheiro esclareceu que, após a distribuição e reespaçamento dos dormentes e posicionamento dos trilhos, a via foi montada e bitolada.

De forma bem elucidativa, o palestrante mostrou o nivelamento e alinhamento da via com equipe topográfica, fixando as barras de alinhamento, distribuição de dormentes e curvatura de trilhos.

Leandro encerrou enfatizando que a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos do Rio de Janeiro foi um projeto repleto de especificidades que exigiram o aperfeiçoamento dos métodos antes empregados para a montagem da superestrutura da via permanente, contribuindo expressivamente para o avanço ferroviário do Brasil.

O público presente na palestra participou com colocações em torno do que foi apresentado e aproveitou para tirar dúvidas sobre essa nova tecnologia implantada para a construção da obra do VLT.

Clique nas fotos para ampliar

1palestrante 0público 0mauricio 0isabel e helio

Lembramos que a próxima palestra será

Dia: 17 de maio

Horário: 10 horas

Tema: 133 anos da Estrada de Ferro Corcovado – Aspectos dos trens turísticos, históricos e culturais

Palestrante: Engenheiro Sávio Neves – presidente do Trem do Corcovado e vice-presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais – ABOTTC

Entrada Franca!

Deixe um comentário

Rolar para cima