Crea-PR fiscaliza ferrovias do Paraná durante esta semana

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) realiza, nesta semana, uma ação em ferrovias do Paraná (veja a lista de locais abaixo). A fiscalização começa nesta terça-feira (30) e continua até sexta-feira (2).

A operação tem, entre os objetivos, registrar as condições de uso de cruzamentos entre ferrovias e ruas ou estradas, considerando a possibilidade de acidentes graves de colisão entre trens e outros veículos.

A ação também procura mostrar a importância da participação de profissionais habilitados para adequado projeto, execução, operação e manutenção da malha ferroviária.

A responsabilidade pelas condições na passagem em nível é compartilhada pelo município e pela empresa que opera a linha férrea.

Em cada local, são verificados aspectos como: a sinalização vertical e horizontal, a conservação da pavimentação e da ferrovia e a visibilidade da ferrovia a partir da faixa de retenção dos veículos.

A ação deve resultar em um relatório apreciado pela Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-PR, que pode solicitar providências das empresas e órgãos envolvidos em caso de situações desconformes.

Os levantamentos são realizados pelos agentes de fiscalização engenheiros civis do Crea-PR, em conjunto com profissionais e entidades convidados por cada regional, como conselheiros e inspetores, associações profissionais da região e prefeitura municipal, além das próprias empresas responsáveis pela operação da ferrovia no respectivo trecho.

Veja abaixo os locais que devem ser fiscalizados:

* Em Curitiba, no bairro Alto da XV, no cruzamento entre a Rua XV de Novembro e a Rua Padre Germano Mayer, às 8h;
* Em Curitiba, no bairro Boa Vista, no cruzamento entre a Avenida Anita Garibaldi e a Rua Flavio Dallegrave, após a fiscalização no Alto da XV;
* Em Goioxim, no cruzamento da ferrovia com a rodovia PR-364, no município de Goioxim, às 13h30.
* Em Maringá, na quarta-feira (31), no cruzamento entre a Avenida Paraná e a Rua Verde, às 9h30;
* Em Arapongas,na sexta-feira, no cruzamento entre a Rua Guaratinga e a Rua Pavão, às 9h;
* Em Cornélio Procópio, na sexta-feira, no cruzamento entre a Avenida XV de Novembro e a Avenida Paraná, às 13h30.
* Em Ponta Grossa, na sexta-feira, no cruzamento de acesso à Vila Borato, entre a BR-373 e a Rua Sabiá (próximo à passarela de pedestres), às 14h.

Fonte: G1, 30/05/2017

Deixe um comentário

Rolar para cima