Argentina contrata brasileira para modernizar ferrovias

A empresa estatal Trenes Argentinos Cargas acaba de inaugurar um novo Centro de Controle de Tráfego que lhe permite monitorar, em tempo real, o posicionamento dos trens e sua velocidade ao longo de 9 mil quilômetros de vias, bem como a autorizar a circulação e ativar a frenagem automática das composições em caso de emergência.

O projeto faz parte da política de modernização da malha férrea argentina e contou com investimentos da ordem de 128 milhões de pesos argentinos (ou cerca de 8,2 milhões de dólares). O desenvolvimento e implantação foram conduzidos pela Trenes Argentinos Cargas com tecnologia da empresa brasileira ART – ART Rail Technology.

Para conquistar o contrato, a brasileira saiu vencedora de uma licitação internacional envolvendo alguns dos maiores players globais do setor de tecnologia ferroviária.

A instalação do Centro de Controle integra um ambicioso plano de modernização da malha ferroviária encampado pelo Governo da Argentina, que têm previsão de investimentos da ordem de 14 bilhões de dólares até 2023. Neste projeto específico, a ART atua como fornecedor “turn key”, isto é, com responsabilidade pela entrega de um pacote completo de serviços e soluções cobrindo todas as etapas de concepção e execução do projeto, bem como sua manutenção posterior.

A cerimônia de inauguração, ocorrida no início de junho, contou com a presença do Ministro dos Transportes da Argentina, Guilhermo Dietrich. Ele destacou a ativação do Centro de Controle como mais uma etapa na valorização do modal ferroviário por parte do Governo Argentino.

“Este sistema é parte do nosso compromisso de reativar as ferrovias de cargas, após décadas de desinvestimentos. Estamos levando adiante também a renovação de 1600 km de vias para beneficiar as províncias do norte argentino e para reativar as economias regionais”, afirmou Guilhermo Dietrich.

As três linhas ferroviárias atendidas pelo Centro de Controle de Tráfego percorrem 17 províncias argentinas, com mais de 9 mil quilômetros de vias. Antes, esta estrutura funcionava com antiquados e caros sistemas de comunicação por satélite ou dependiam do uso de ligações de celulares para a comunicação com os condutores para consultá-los sobre o posicionamento do trem ao Centro de Comando; um sistema sujeito a falhas de sinal ou de comunicação.

Fonte: Porto Gente,  20/06/2017

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