26/07/2017 – Oportunidade para o Rio de Janeiro com a renovação das concessões federais de ferrovias

A AENFER recebeu no dia 26 de julho o subsecretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, engenheiro Delmo Pinho para ministrar palestra.

Ele abordou como tema: Oportunidade para o Rio de Janeiro com a renovação das concessões federais de ferrovia.

O subsecretário listou os países melhores posicionados em eficiência logística nos anos de 2012, 2014 e 2016. De acordo com essa estatística, o Brasil se posicionou em 45º, 65º e 55º lugar respectivamente aos anos citados. O desafio é reverter esse desempenho logístico e a competitividade em termos de Orçamentos Públicos, Parceria Pública Privada (PPP) e Concessões.

De acordo com os estudos estratégicos apresentados, a meta é “desengarrafar o Rio” melhorando a fluidez do tráfego rodoviário metropolitano, criar plataformas logísticas, além de outras estratégicas.

O engenheiro apresentou um estudo de Integração de Ferrovias e Portos EF- 118 (Ferrovia Rio-Vitória) e EF – 354. De acordo com o que foi exposto, nessa área será prioritária a expansão e racionalização da rede de serviços intermodais do transporte de cargas, conectando as cadeias produtivas, gerando e expandindo negócios e inserindo o Rio de Janeiro de forma competitiva na economia internacional, reduzindo os custos logísticos e agilizando as operações.

Delmo Público certificado

 

Deixe um comentário

Rolar para cima