Transporte de carga por ferrovia aumenta 42% no Porto de Santos

A utilização das ferrovias para a movimentação de cargas pelo Porto de Santos, no litoral de São Paulo, cresceu cerca de 42% nos últimos seis anos. Atualmente, esse modal é responsável por transportar 26,3% do volume total de cargas movimentadas no maior porto do Brasil. Os dados são da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

Segundo o levantamento, em 2011, cerca de 21 milhões de toneladas/úteis foram movimentados pelo modal ferroviário no Porto de Santos, o que representa 21,7% da carga total movimentada pelo cais santista. Em 2016, esse número subiu para 29 milhões de toneladas/úteis, ou seja, 26,3% das cargas que passaram pelo Porto.

No ano passado, mesmo o cais santista tendo registrado uma queda de -5,1% na movimentação de cargas, a participação ferroviária no transporte de cargas aumentou 1,1% em relação a 2015. A estimativa, segundo a Codesp, é que a utilização do transporte ferroviário salte dos atuais 26,3% de participação para 40% em 2025.

Entre as cargas movimentadas, destaca-se o açúcar a granel, que corresponde a 34% do total transportado em vagões, depois vem a soja (23,1%) e o milho (21,8%). Em seguida, o farelo de soja (11,4%), a celulose (4,9%) e os contêineres (2,3%). Além desses produtos, são transportados também, em menor quantidade, mercadorias como sal (0,9%), enxofre (0,7%) e adubo (0,1%).

Infraestrutura
Segundo a especialista em logística Thais Helena Perciavalli, a ferrovia é um meio menos poluente e consegue transportar mais volume de carga que os outros veículos. Outra vantagem é que o transporte realizado pelo modal ferroviário é até 35% mais barato que o rodoviário. Ela explica que, além disso, as ferrovias têm sido uma ótima alternativa para os produtores, principalmente, de estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que precisam exportar os grãos colhidos e vêem o Porto de Santos como uma ótima porta de saída.

Fonte: G1, 08/08/2017

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