Associação Mútua receberá Medalha Tiradentes

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro entregará, na próxima quinta-feira, 17 de agosto, às 10 horas, em sessão solene no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, Palácio Tiradentes, a Medalha Tiradentes à Associação Mútua Auxiliadora dos Empregados da Estrada de Ferro Leopoldina.

A concessão da comenda foi acatada pela Assembleia Legislativa, após iniciativa do deputado estadual Luiz Martins, em reconhecimento da importância história da Associação Mútua no decorrer de um século da sua existência, período em que, comprovadamente, atuou na defesa da concepção e criação da Previdência Oficial em nosso País,  através de modelo inspirado no que já oferecia aos ferroviários da Estrada de Ferro Leopoldina Railway, no  início do século passado, quando da administração dos ingleses.

No decorrer do mesmo período a Associação Mútua destacou-se pelas lideranças das primeiras greves operárias no Brasil e a partir desses movimentos reivindicatórios surgiram os sindicatos da classe. Destaca-se ainda a luta desenvolvida pela redemocratização do país quando ocorreram os movimentos ditatoriais de 1930 e 1964.

Através de sessão solene ocorrida em 27 de julho último, a Associação Mútua Auxiliadora dos Empregados da Estrada de Ferro Leopoldina comemorou seu centenário com grandiosa festividade em sua sede, que contou com a presença das lideranças de entidades de classes ferroviárias dos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. No decorrer do evento associados, personalidades do meio ferroviário e políticos foram condecorados com o diploma de Sócio Benemérito.

Dentre as personalidades presentes, registramos as seguintes: presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários, Hélio de Souza Regato de Andrade, presidente da Fundação REFER, Marco André Marques Ferreira, o chefe de gabinete, Sr. José Eduardo Magalhães da Silva, representando o deputado Luiz Martins, a vice-presidente da Federação das Associações de Engenheiros Ferroviários Clarice Soraggi, o ferroviário e professor Wallace de Souza Vieira, o presidente da Associação dos Aposentados da Rede Ferroviária Federal, Nelson Fernandes Cruz, o Inventariante da Rede Ferroviária Federal, Manoel Geraldo Costa, o diretor executivo do Serviço Social das Estradas de Ferro – SESEF e ex-deputado Jorge Moura, o presidente da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina, engenheiro Jair José da Silva e o vice-presidente, Almir Gaspar, a presidente da Associação de Engenheiros Ferroviários, engenheira Isabel Junqueira, o presidente do Sindicato dos Empregados de Previdência Privada do Estado do Rio de Janeiro, Aristóteles Aroeira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona da Central do Brasil, Valmir de Lemos, entre outras lideranças de classe.

.

Deixe um comentário

Rolar para cima