Novo trem supersônico

Um trem de velocidade quase supersônica. Esse é o XP-1, que, no início de agosto,  realizou seu segundo teste. A startup norte-americana Hyperloop One, desenvolvedora do projeto, planeja a realização de uma viagem inaugural para 2021. O trem é um sistema de transporte que funciona em uma espécie de cápsula de alumínio que circula dentro de tubos pneumáticos e pode atingir a marca dos 1.200 km/h. Ele mantém-se no ar graças a um sistema de suspensão magnética. A ideia do Hyperloop foi lançada em 2013 pelo empresário Elon Musk, fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla e da empresa aeroespacial SpaceX, mas atualmente é desenvolvida por empresas sem vínculos com ele

Foto: Hyperloop divulgação

Aportes

A Hyperloop One já está em contato com vários governos e sócios em potencial, explicou o diretor da startup, que já angariou U$$ 160 milhões (cerca de R$ 496,7 milhões) de diversos investidores, dentre eles, a empresa de ferrovias francesa SNCF.

“É provável que os primeiros hyperloops circulem antes no exterior”, e não nos Estados Unidos, apontou Pishevar. “A velocidade de funcionamento de outros governos é uma vantagem”, acrescentou.

A empresa pediu contribuições para planejar linhas futuras: Orlando-Miami (410 km) em 26 minutos, Chicago-Pittsburgh (785 km) em 47 minutos ou, na França, Bastia-Bonifacio (150 km) em 14 minutos, por exemplo.

Viagens mais baratas que a concorrência

Apesar de parecer muito mais avançada, a Hyperloop One não é a única companhia no mercado de trens de altíssima velocidade e suspensão magnética, também conhecida como levitação magnética. A Hyperloop Transportation Technologies (HTT) e a The Northeast Smaglev, outras duas startups, também desenvolvem seus próprios projetos.

Shervin Pishevar, cofundador da Hyperloop One, garantiu que sua tecnologia, em comparação às outras, garantirá um serviço “mais barato para os usuários que qualquer sistema existente”, citando em particular os trens de alta velocidade que já circulam no mundo. “Queremos que seja democrático, que esteja ao alcance de todos”, diz.
A ideia do hyperloop foi lançada em 2013 pelo empresário Elon Musk, fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla e da empresa aeroespacial SpaceX, mas atualmente é desenvolvida por empresas sem vínculos com ele.

Fontes: O tempo e CNT, 28/08/2017

Deixe um comentário

Rolar para cima