O diretor Cultural e de Preservação da Memória Ferroviária da Aenfer, engenheiro Hélio Suêvo esteve reunido com os coordenadores do Movimento em Defesa dos Trens – MDT Fábio Paixão, Francisco José Andrade Costa e José Maurício da Silva na sede a Aenfer na tarde do dia 04 de setembro.
O motivo da reunião foi para ajustar dados e criar uma cartilha de intenções para ser entregue às Presidências da Comissão do Trem Barrinha da Alerj, da Comissão de Viação e Transporte da Câmara Federal, ANTT e MRS Logística. Também participou da Reunião o engenheiro Raul de Bonis.
O trem Barrinha fazia a linha Japeri-Barra do Piraí e começou a ser operado na primeira metade da década de 1970, contando em 1976 com dois horários, saindo de Barra do Piraí de madrugada e outro próximo ao meio-dia, para um trem que ia e voltava nesse percurso. Eram originalmente trens elétricos, passando posteriormente a TUE rebocados por locomotivas diesel, devido à desativação da eletrificação do trecho.
O Barrinha parou de circular devido a um acidente trágico no dia 18 de setembro de 1996, quando a composição, com 90 passageiros, foi atingida por um cargueiro que desceu a serra, desgovernado, a 700 metros da estação de Japeri.
O Barrinha ainda voltou a andar em 2002, por uma vez somente, numa viagem experimental.
Desde a sua desativação, a volta do trem continua sendo esperada pela população daquela região. Várias Audiências Públicas foram realizadas propondo a reativação daquele trecho.
Entidades preservacionistas também se movimentam e aguardam um sinal verde para a volta do trem.
Para quem quiser relembrar como era aquela viagem, assista ao vídeo em DESTAQUES no nosso site na coluna Apaixonados por Trem
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