Na inauguração da Estação Central do VLT, usuários sentem falta de PMs

Inaugurada neste sábado, a Estação Central do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) vai beneficiar os passageiros que utilizam a Linha 2, principalmente os que desembarcam de outros meios de transporte na Central do Brasil. Mas, no primeiro dia, quem passou pela nova estação sentiu falta de policiamento na área.

Foi o caso do aeroviário Daniel Pereira, de 29 anos. Morador de Oswaldo Cruz, na Zona Norte do Rio, ele utiliza trem, metrô e VLT para chegar ao trabalho. Com a nova estação, pensa em substituir o transporte subterrâneo pelo VLT, mas ficou preocupado com a localização da estação:

— Ainda não sei se vou utilizar. O acesso é estreito, estou achando meio perigoso, mas pode ser que melhore a segurança, como aconteceu no entorno da estação da Cinelândia.

Durante a manhã de sábado, a equipe do GLOBO não viu viaturas da PM próximo ao local.

— À noite aqui, é muito escuro. Acho que tinha que ter informação sobre onde é o embarque. A estação está muito escondida — sugeriu Marlene Fernandes, de 72 anos, que tentou embarcar na composição, que estava parada próximo ao Comando Militar Leste (CML).

Em nota, a Polícia Militar informou que o policiamento na área é movel devido à proximidade com o Morro da Providência. Ainda segundo a PM, várias viaturas do 5º BPM (Praça Harmonia) estavam perto do local, inclusive com operação de cerco na região da Central, e, caso necessário, poderiam ser acionadas.

Deslocamento mais rápido

Sem placas para informar sobre o embarque, a auxiliar de crédito e cobrança Carla Rosa de Oliveira, de 37 anos, foi seguindo os trilhos para encontrar a estação. Apesar da dificuldade, ela disse que a estação vai facilitar sua viagem:

— Moro em Nova Iguaçu e sempre venho de trem ou ônibus para a Central. Daqui, vou andando para a Praça Quinze. Agora posso pegar o VLT na Central. Além de ser mais seguro, dá para ir fazendo turismo.

Apesar da insegurança, o eletricista David Nascimento, de 40 anos, morador de Paquetá, aprovou a inauguração da estação.

— Sempre faço compras na Rua Senador Pompeu. Venho de barca e depois pego o VLT na Praça Quinze até o Saara. Agora que ele vem até a Central, economizo alguns minutos de caminhada.

Além da Central, foi inaugurada na Linha 2 a estação Vila Olímpica da Gamboa. Até o próximo dia 27, o embarque na Central será gratuito, desde que o passageiro use o Riocard.

Fonte: Jornal Extra, 22/10/2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima