Começa primeira certificação internacional voltada para o setor ferroviário

Teve início nesta segunda-feira (19), em Brasília, o primeiro curso de Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários, oferecido pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística) e pelo SEST SENAT.

A capacitação é ministrada pela Deutsche Bahn Rail Academy, organização do Grupo DB (Deutsche Bahn), um dos maiores operadores de transporte multimodal de cargas e de passageiros do mundo. O curso conta com a cooperação da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos) e da ANTF (Associação Nacional dos Transportes Ferroviários) na divulgação da seleção entre os empregados das companhias associadas.

O objetivo é capacitar profissionais para garantir mais produtividade, eficiência e redução de custos ao setor ferroviário de cargas e de passageiros. Essa primeira turma conta com 35 profissionais dos segmentos de cargas e de passageiros.
Na abertura do curso, o diretor-adjunto do ITL, Clever Andrade Junior, ressaltou o apoio de todas as entidades envolvidas na missão de resgatar um projeto que atendesse ao modal ferroviário. “É um setor que trabalha com novas tecnologias, que precisa buscar mais eficiência na prestação de seus serviços. A capacitação traz exatamente isso. Felizmente, temos uma instituição de excelência junto conosco nesse projeto.” O diretor-adjunto ressaltou ainda o trabalho que o ITL já vem realizando, há anos, com a pós-graduação Especialização em Gestão de Negócios, oferecida aos gestores das empresas de transporte e ministrada pela Fundação Dom Cabral, além da Certificação Internacional Aviation Management, ministrada pela Embry-Riddle Aeronautical University aos gestores do setor aéreo.

Na avaliação do diretor-adjunto do SEST SENAT, Vinícius Ladeira, a concretização do projeto representa um marco na história das instituições envolvidas na sua realização. “Temos trazido qualificação de alto nível em vários modais do setor transportador, sempre com parcerias com entidades de renome internacional. Ao abarcar todos os modos, buscamos não somente realizar a capacitação técnica, mas também influenciar positivamente o setor de transporte.”

Para o diretor-executivo da CNT, Bruno Batista, a especialização configura oportunidade única aos participantes – que, segundo ele, são pioneiros – por possibilitar a expansão da sua rede de contatos, algo imprescindível na busca de solução para problemas complexos. “Essa capacitação é simbólica por mostrar que o sistema está comprometido com a formação gerencial de alto nível. Nosso papel é traduzir os problemas do setor e buscar transformá-los em soluções sob a ótica da integração do sistema de logística e de mobilidade urbana.”

Presentes no evento de abertura da especialização, o diretor institucional da ANTF, Ticiano Bragatto, e o diretor de planejamento da ANPTrilhos, Conrado Grava de Souza, ressaltaram a importância da iniciativa para aprimorar o nível de capacitação e excelência do setor, de modo a diversificar a matriz de transporte e incentivar a multimodalidade.

Deutsche Bahn

O grupo alemão Deutsche Bahn é um dos líderes mundiais em operação e serviços de mobilidade de passageiros e logística. O diretor institucional do grupo no Brasil, Peter Mirow, informou que a Deutsche Bahn opera globalmente nos modais ferroviário, rodoviário, marítimo e aeroviário em mais de 130 países, ocupando posições de liderança no mercado da Europa e no mundo. 

Segundo ele, o grupo, por meio da academia, fornece seu conhecimento em operação ferroviária e logística a partir de projetos de treinamento integrado e soluções de aprimoramento profissional. “Estamos felizes em poder compartilhar esse know-how com os brasileiros.”

Fonte: Agência CNT de Notícias, 19/02/2018

 

Deixe um comentário

Rolar para cima