SuperVia receberá proposta de grupo brasileiro

A Supervia – operadora de trens urbanos que opera em 12 municípios do Rio – pode finalmente mudar de dono. De acordo com um executivo que acompanha as negociações, um grupo formado pela Starboard Restructuring Partners e a RTM Brasil devem apresentar proposta pela empresa, que transporta cerca de 600 mil pessoas por dia. A expectativa é que a oferta poderia ser apresentada nesta sexta-feira.

Segundo fontes, a Odebrecht, controladora da Supervia, estaria sendo pressionada por credores para acelerar a venda da empresa, um processo que se arrasta há cerca de dois anos.

Para Claudio Frischtak , economista-chefe da Inter.B Consultoria Internacional de Negócios, os riscos regulatórios do setor de transportes no Estado do Rio de Janeiro podem determinar o valor da Supervia.

– O comprador assume, assim, um risco que certamente será precificado, e no limite pode dificultar é muito a venda – falou Frischtak.

Uma outra fonte explicou que qualquer proposta de compra da Supervia terá de ser apresentada à Odebrecht Mobilidade, que é controlada pela subsidiária Odebrecht Transplort. Isso porque a Odebrecht Mobilidade, que tem como sócio a japonesa Mitsui, tem direito de preferência em caso de venda da Supervia. O mercado estima que a companhia possa ser vendida por cerca de R$ 2,6 bilhões.

Após as denúncias de participação em operações ilegais reveladas pela Operação Lava-Jato, e da confissão de que pagava propinas em seus contratos, a Odebrecht vem buscando vender ativos.

O Mubadala, fundo soberano dos Emirados Árabes, meses atrás chegou a apresentar oferta para a compra da Supervia, mas a Odebrecht considerou o valor baixo e não aceitou.

Fonte: O Globo, 11/05/2018

Deixe um comentário

Rolar para cima