Reveja aqui a reportagem do programa da Rede Globo, Fantástico, do último domingo (27). A jornalista Sonia Brid mostra a ferrovia Norte-Sul que teve investimentos de R$ 8 bilhões e continua inacabada. Ela faz uma comparação: um caminhão gasta 2,3 litros de óleo diesel ao levar uma tonelada de carga numa distância de 100km. Um trem, para levar a mesma carga percorrendo a mesma distância, vai gastar menos de meio litro. Ou seja, no Brasil o caminhão gasta sete vezes mais combustível.
Não é só o preço do diesel. O Brasil é extremamente dependente de petróleo e de caminhões. Sessenta por cento das cargas do país vão sobre rodas, em estradas ruins, quando poderiam ir muito mais barato por ferrovias e pelos rios. O país do agronegócio, que inovou mundialmente com carros flex, quase destruiu a indústria do etanol por causa de subsídios ao petróleo. O transporte de cargas do Brasil é um dos mais caros e ineficientes do mundo.
Veja a reportagem