Procura por transporte ferroviário cresce após a greve dos caminhoneiros

A greve dos caminhoneiros e a crise no abastecimento impulsionaram o aumento na demanda pelo transporte ferroviário de contêineres no Porto de Santos, o principal do país. Algumas empresas já registram um crescimento na procura, já outras avaliam com os clientes quais as melhores estratégias, que surgiram após a greve, para fazer negócios.

Segundo especialistas, o modal ferroviário traz um custo inferior, não provoca filas nos portos, traz maior segurança operacional e da carga, além da previsibilidade e sustentabilidade. No caso do segmento de contêineres, a migração de modais se dá de uma forma muito mais rápida porque é possível transportar qualquer tipo de carga nas caixas metálicas.

Com a falta do caminhão, empresários que precisavam entregar mercadorias com urgência recorreram ao trem, de forma temporária, gerando uma procura adicional. Por outro lado, outras companhias resolveram, definitivamente, migrar para o modal ferroviária após contabilizar os prejuízos após a crise do abastecimento.

Após a greve dos caminhoneiros, o número de pedidos por cotação de fretes triplicou nas últimas semanas, no site da MRS Logística, operadora logística que administra uma malha ferroviária nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A rota Santos-Jundiaí, por exemplo, em menos de um mês, passou de uma média de quatro trens por semana para oito. Somente nesse trecho, cinco novos grandes clientes passaram a transportar pela ferrovia.

Todas as outras rotas também apresentaram aumento de volume após a crise, principalmente, aquelas utilizadas para o transporte de contêineres como Santos-Campinas, Santos-Suzano, Santos-Vale do Paraíba, Santos-São Paulo, Rio-BH, Rio-SP e Rio-Vale do Paraíba Fluminense.

Além disso, a empresa registrou aumento na quantidade de carga dentro dos vagões. Geralmente, a taxa de ocupação média dos trens variava de 45% a 60%. Agora, os vagões estão perto de atingir a ocupação máxima.

A Rumo, uma das maiores operadoras ferroviárias, que possui participação em seis terminais portuários, cinco deles no Porto de Santos (SP) e um no Porto de Paranaguá (PR), com capacidade de carregamento de aproximadamente 29 milhões de toneladas por ano, diz que ainda não houve aumento na demanda.

A VLI, que engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES), diz que está em contato com seus clientes avaliando alternativas de maior utilização do seu sistema de logística integrada.

Fonte: G1, 12/06/2018

Deixe um comentário

Rolar para cima