Intermodalidade e Mobilidade Urbana Sustentável

O movimento Baía Viva em parceria com o Clube de Engenharia realizarão o Ciclo de debates DIÁLOGOS PELO FUTURO DO RIO DE JANEIRO, com o sub-tema:

“O papel da intermodalidade na melhoria da mobilidade urbana e no desenvolvimento regional”.

Participarão representantes dos modais ferroviário, aquaviário, rodoviário, aéreo e cicloviário. As exposições técnicas terão de 15 min iniciais para proporcionar o debate com o público presente.

Os organizadores querem dar enfoque aos estudos relativos ao potencial do transporte ferroviário, seja para o Turismo ferroviário  (que tem PL em tramitação na Alerj), da ampliação do transporte de cargas e passageiros e o projeto interligando as barcas em Magé ao Trem do Imperador, entre outros, cuja implantação são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico das cidades fluminenses.

A primeira sessão dos Diálogos no dia 13 de Julho teve como sub-tema a Economia da Reciclagem e ocorreu na Universidade Federal Rural-RJ, reunindo pesquisadores, catadores de materiais recicláveis, gestores públicos e movimentos sociais.

Este ciclo de reflexões e debates sobre Políticas Públicas sustentáveis, é um desdobramento da “Agenda para a saúde ambiental das baías de Guanabara e de Sepetiba”, construída em 20 fóruns itinerantes entre 2016-2017, e tem por objetivo apoiar Projetos Demonstrativos e experiências que possam constituir Políticas Públicas setoriais integradas com potencial de contribuir efetivamente para a superação da “falência financeira” do Estado do Rio de Janeiro decretada em 2016.

Serão abordadas as principais cadeias produtivas sustentáveis representativas no Estado do RJ, na perspectiva de identificar e potencializar as alternativas ou saídas para a crise, com destaque para as soluções e propostas, que unam geração de empregos com sustentabilidade socioambiental e redução das desigualdades, na perspectiva do desenvolvimento regional do conjunto dos municípios fluminenses.

Dia:  1 de Agosto (quarta-feira) de 18h às 21h

Local: Clube de Engenharia –  Av. Rio Branco, 124 – Centro, Rio de Janeiro

Fonte: Sérgio Ricardo (Baía Viva)

Convite fly Mobilidade Urbana Clube Engenharia

2 comentários em “Intermodalidade e Mobilidade Urbana Sustentável”

  1. Pingback: learn more

  2. Pingback: beste borsten

Deixe um comentário

Rolar para cima