RIO — O MetrôRio estuda a possibilidade de ampliar a Linha 2, que liga a Pavuna, na Zona Norte da cidade, a Botafogo, até a estação General Osório, em Ipanema, nos dias úteis. O objetivo seria melhorar a vida dos passageiros que, atualmente, precisam fazer uma baldeação a partir da Central se quiserem seguir viagem em direção à Copacabana (Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo), à Ipanema (General Osório) ou à Barra (Jardim Oceânico) e vice-versa. Uma das estações onde o fluxo é mais intenso é a de Botafogo, justamente por ser terminal.
O MetrôRio confirma a informação e afirma, por meio de nota, que o projeto está na fase inicial dos estudos de viabilidade que vão determinar se a extensão pode ou não ser implementada. O plano da concessionária é aplicar a mudança em dias úteis com o objetivo de “dar mais comodidade aos usuários do sistema”. Além do fim da baldeação para o passageiro do trecho Pavuna-Cidade Nova, de acordo com a empresa, o tempo de espera pelas composições entre as estações Cardeal Arcoverde e General Osório cairia pela metade.
O copeiro Jorge Gomes, morador de Inhaúma, é um dos passageiros que poderá se beneficiar com a mudança. Ele se diz favorável à transferência da estação terminal para a General Osório.
— Eu desço aqui (na estação Siqueira Campos) para trabalhar e preciso parar em Botafogo, sem necessidade. Gostaria da mudança porque poderia vir direto — argumenta Gomes.
Embora não use a Linha 2, o fotógrafo Luiz Fernando Donato acredita que a troca do ponto final poderia reduzir o fluxo de passageiros nos vagões da Linha 1 (Uruguai-General Osório), já que o número de pessoas em Botafogo diminuiria.
— Ao mesmo tempo, tenho a impressão de que o caos de Botafogo vai ser transferido para a General Osório. O ideal é que houvessem duas linhas independentes — considera Donato.
Na opinião de Alexandre Rojas, professor da Uerj e especialista em transportes, a solução também passa por linhas separadas. Mas ele não acredita que possa haver superlotação em Ipanema, deduzindo que o volume de passageiros seria distribuído entre as estações Cardeal Arcoverde (primeira após Botafogo) e General Osório, uma vez que muita gente se desloca até o atual terminal para embarcar.
— À primeira vista, a viagem da Linha 2 fica mais rápida e se resolve o problema da superlotação em Botafogo. Já em termos de lotação, a troca não faz diferença — acredita Rojas.
A cuidadora de idosos Fabrícia Alvarenga, que costuma fazer o trajeto entre as estações Central e Siqueira Campos, também acha que a extensão vai tornar sua rotina melhor.
— Se a mudança ocorrer, vou poder usar qualquer composição para chegar a Copacabana. Minhas opções vão aumentar — diz.
Fonte: O Globo, 27/07/2018