Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, dia 24 de agosto de 2018, a Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro informa que a Linha 4 do Metrô carioca vem apresentando crescimento constante ao longo dos meses. Segundo a SET, a linha metroviária alcançou mais um recorde no dia 15 de agosto de 2018, quando transportou cerca de 182 mil usuários.
A Secretaria afirma que o comportamento da Linha 4, que conecta a estação General Osório, na zona sul, à estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, contrasta com os demais modais de transporte público, que nos últimos anos registraram queda de cerca de 20% na demanda de passageiros.
A secretaria alega que o aumento constante no número de passageiros transportados, mesmo sem a disponibilização do serviço que atenderá ao bairro da Gávea, “comprova o acerto do Estado na escolha do traçado e a qualidade do serviço prestado pelo MetrôRio”.
De acordo ainda com o comunicado, as integrações tarifárias com transportes municipais, como ônibus e vans legalizadas, impactaram diretamente na ‘curva de adoção’ da Linha 4.
São citados os seguintes casos de integração:
No início de agosto integração com a linha 876 (Hospital Cardoso Fontes x Joatinga), que pode ser realizada na estação Jardim Oceânico e atende aos bairros do Itanhangá, Rio das Pedras, Anil e Freguesia de Jacarepaguá, chegando até ao Hospital Cardoso Fontes. A tarifa integrada é de R$ 5,80;
Em outubro de 2017 o MetrôRio assinou contrato de integração tarifária com as vans que atendem à Rocinha e ao Vidigal, nas estações São Conrado, Antero de Quental e Jardim de Alah. Para usar os dois modais (metrô e vans), os usuários pagam R$ 5,80, uma economia de 30% se comparada ao valor integral das passagens;
Há integrações tarifárias com o sistema BRT nas estações Vicente de Carvalho e Jardim Oceânico, com tarifa a R$ 6,50, e também com as linhas municipais de ônibus 603 (Saens Peña x Usina), 608 (Saens Peña x Grajaú), 605 (São Francisco Xavier x Vila Isabel), 609 (São Francisco Xavier x Méier), 209 (Estácio x São Cristóvão), 513 (Botafogo x Urca), 913 (Del Castilho x Fundão), 616 (Del Castilho x Fundão), 611 (Del Castilho x Jacarepaguá) e 614 (Del Castilho x Alvorada).
O secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Rodrigo Vieira, afirma que “o passageiro não quer saber se o transporte é estadual ou municipal. Ele quer usar com qualidade, tarifa módica e transbordo com eficiência. O que precisamos é garantir comodidade, qualidade, eficiência e segurança, é esse o nosso desafio. Conseguimos algumas integrações, mas é preciso avançar mais”.
Fonte: Diário dos Transportes, 25/08/2018
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