Trem do Corcovado ganhará novas composições em outubro

O Cristo Redentor, uma das atrações turísticas mais famosas do Brasil e do mundo, terá uma novidade em breve. O Trem do Corcovado tem agendado para o dia 09/10 a inauguração das 3 novas composições de acesso ao local.

A data escolhida é simbólica e proposital, pois trata-se do aniversário de 135 anos da Estrada de Ferro Trem do Corcovado. Nesta quarta-feira (12/06), o presidente do trenzinho, Sávio Neves, dará detalhes à imprensa sobre a novidade.

A composição principal deve chegar esta semana ao Cosme Velho, onde fica a estação de embarque para o Cristo. As outras duas chegam em agosto. Os novos trens só entram nos trilhos para valer quando chegarem as 3 composições.

A principal vantagem dos novos trens é a velocidade. Nos atuais, é de 15 km/h na subida e de 10 a 15 na descida. Esse ritmo vai subir para até 25 km/h, na subida. Na descida, 18 km/h. As composições serão também mais confortáveis e seguras. Outra vantagem é que o gasto de energia será 75% menor.

O contrato para a fabricação das composições foi firmado com a empresa suíça Stadler Rail Group, no fim de 2015. Esta será a 4ª geração de trens, com aumento significativo da capacidade passageiros/hora. Sávio Neves estima que haverá um acréscimo de aproximadamente 30% do número de passageiros.

“Para se ter uma ideia, por ano, 800 mil pessoas pegam o trenzinho. Com a chegada das novas composições e com a reforma prevista para ampliar a centenária estação, a expectativa é que esse número chegue a cerca de 1 milhão de visitantes”, ressalta o Sávio.

Vale destacar que Sávio Neves é também um dos empresários responsáveis pela Rio Star, a roda gigante que vai estrear em novembro no Porto Maravilha.

Fonte: Diário do Rio, 12/06/2019

https://diariodorio.com/trem-do-corcovado-ganhara-novas…

Rolar para cima