MetrôRio inicia venda de cartões especiais para o Réveillon 2020

O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, começa a vender os 158 mil cartões especiais para o Réveillon. O público poderá fazer a compra em seis estações (Pavuna, Uruguai, Central, Carioca, Siqueira Campos e Jardim Oceânico) até o dia 25/12, das 10h às 21h. Devido à grande procura de 2018, a concessionária disponibilizou 5 mil cartões a mais este ano. A partir do dia 26/12, a venda vai acontecer somente nas bilheterias especiais da estação Carioca, também das 10h às 21h.

A concessionária orienta que os clientes se planejem para comprar os cartões com antecedência, preferencialmente na primeira etapa das vendas. No ano passado, os cartões se esgotaram no dia 30 de dezembro.

A operação especial, que acontecerá pelo 22º ano consecutivo, garante o acesso de forma rápida e segura à festa de virada de ano na Praia de Copacabana. Para a ida, os clientes poderão escolher cinco faixas de horário (entre 19h e 0h) no ato da compra. Já na volta, o embarque acontece sem horário fixo, da meia-noite até as 7h. O MetrôRio recomenda que os clientes deem preferência à estação Siqueira Campos, para reduzir filas na ida e na volta da festa.

O cartão de ida e volta será vendido por R$ 9,20. Já os cartões somente de ida ou de volta custarão R$ 4,60, o mesmo valor da tarifa do MetrôRio. Cada cliente tem o limite de compra de até dez cartões.

No dia 31/12, a partir das 19h, não serão aceitos os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio, nem os cartões da RioCard (Bilhete Único e Vale-Transporte) e o sistema de pagamento por aproximação (NFC), exceto nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, onde esses cartões serão aceitos até as 23h59. Os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio, os cartões da RioCard e o pagamento com tecnologia NFC voltarão a valer a partir das 7h do dia 1º de janeiro, junto com o funcionamento normal das estações, em horário de feriado.

Operação especial

Durante a operação especial de Réveillon, entre 19h de 31/12 e 7h de 01/01, os trens da Linha 2 vão circular da Pavuna a General Osório. As linhas 1/4 manterão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico. A estação Cardeal Arcoverde ficará aberta apenas para desembarque das 19h às 23h59 de 31/12.
Entre 0h e 7h de 01/01, o embarque de passageiros será realizado apenas pelas estações Jardim Oceânico, General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, exclusivamente com o cartão especial de Réveillon. As demais estações do sistema ficarão abertas apenas desembarque.
As estações Cidade Nova, Praça Onze, Presidente Vargas, Uruguaiana e Catete ficarão fechadas a partir das 7h do dia 01/01 e serão reabertas somente às 5h da quarta-feira, 02/01.

Metrô na Superfície

No dia 31/12, as últimas partidas do Metrô na Superfície nas estações Botafogo, Gávea e Antero de Quental serão às 18h. No dia 01/01, o serviço vai operar normalmente, em esquema de feriado, das 7h às 23h.

Horários de embarque no Réveillon:
19h às 20h – cartão verde-claro (ida) e verde-escuro (ida e volta);
20h às 21h – cartão azul-claro (ida) e cartão azul-escuro (ida e volta);
21h às 22h – cartão rosa-claro (ida) e cartão rosa-escuro (ida e volta);
22h às 23h – cartão amarelo (ida) e cartão laranja (ida e volta);
23h à 0h – cartão lilás (ida) e cartão roxo (ida e volta);
0h às 5h – cartão cinza (volta).

Gratuidades
Pessoas com necessidades especiais, menores de seis anos acompanhados de um adulto portador de cartão válido e maiores de 65 anos deverão apresentar um documento oficial de identificação para o embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon. Mediante a apresentação do documento, os agentes de segurança vão liberar a entrada no sistema. Clientes com mobilidade reduzida deverão dar preferência à estação Siqueira Campos na ida e na volta.

Fonte: MetrôRio, 09/12/2019

Deixe um comentário

Rolar para cima