O governo vai começar a discutir a prorrogação antecipada da concessão ferroviária da Malha Sul, da Rumo, que expira em 2028, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. A ideia é similar ao que foi feito com a Malha Paulista, da mesma concessionária, cujo prazo venceria em 2028 e que agora deve ver o contrato de prorrogação ser assinado em 13 de março.
“Há interesse da concessionária”, disse Tarcísio a respeito da renovação na Malha Sul, após participar de evento na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), na capital paulista nesta quinta-feira.
Tarcísio afirmou que “a ideia é trazer uma carga enorme de investimento”, recuperando dois ramais importantes para o Rio Grande do Sul, o de Cruz Alta e o ramal de Uruguaiana, “que atendem o agronegócio, o oeste do Rio Grande do Sul”. disse.
“A gente liga essas duas cidades até o porto do Rio Grande, cria linha direta para exportação do agronegócio gaúcho. Faz a repotencialização de toda a linha do Rio Grande do Sul, passando por Santa Catarina, Paraná e indo até o terminal de Sumaré, em São Paulo”, explicou.
Com isso, o ministro disse que será possível ligar “todo o tronco sul ao resto do Brasil”, já que a Malha Paulista chega a Sumaré e está ligada à Ferronorte e à NorteSul. “Vai poder pegar uma carga de contêiner na Zona Franca de Manaus, desembarcar em Marabá, embarcar em ferrovia e chegar de ferrovia até Porto Alegre, isso vai possível”, afirmou.
Como esse “tronco sul” vai se conectar à Ferroeste, Freitas disse que há conversas com o governo do Paraná para estender essa concessão até o Mato Grosso do Sul. “E lá na frente, chegar até o Paraguai”, explicou a jornalistas.
“Vamos tirar carne dos portos argentinos e levar para o Paranaguá”, brincou o ministro durante o evento.
Fonte: O Valor, 14/02/2020
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