Uma ferrovia sem cadeia canadense

O Canadá, segundo maior país do mundo em área total, dedica-se a um transporte multimodal eficiente e de alta capacidade, que cobre grandes distâncias entre locais de extração de recursos naturais, áreas agrícolas e urbanas. O sistema de transporte do Canadá inclui mais de 1.400.000 milhas de estradas, 10 principais aeroportos internacionais, 300 aeroportos menores, 72.093 km de ferrovia em funcionamento e mais de 300 portas comerciais com acesso ao Pacífico, Oceanos Atlântico e Ártico, além dos Grandes Lagos e Baía de São Lourenço.

A Supervisão da Transport Canada e regula a maioria dos aspectos do transporte dentro da jurisdição federal, incluindo o transporte interprovincial. Isso inclui principalmente transporte ferroviário, rodoviário, aéreo e marítimo. A Transport Canada está sob a direção do Ministro dos Transportes do Governo Federal. O Conselho de Segurança de Transporte do Canadá é responsável por manter a segurança no transporte, investigar acidentes e realizar as exigências de segurança.

O desenvolvimento de ferrovias no vapor no século XIX revolucionou o transporte no Canadá e foi parte integrante do próprio ato de construção da nação. Como ferrovias tiveram um papel essencial no processo de industrialização, abrindo novos mercados e regiões, criando uma demanda rápida por recursos e tecnologia. O Canadá é hoje um país que atravessa o Atlântico e Pacífico devido à ferrovia. Uma construção de ferrovias transcontinentais, como a Canadian Pacific Railway, abriu assentamentos no oeste e teve um papel importante na expansão da Confederação (o país que hoje conhecemos como o Canadá).

A primeira ferrovia construída no Canadá foi a Ferrovia Champlain e Saint Lawrence, da Pradaria no rio St Lawrence e St Johns no rio Richelieu (Saint-Jean-sur-Richelieu). Apoiado por John Molson e outros comerciantes de Montreal, foi inaugurada oficialmente em 21 de julho de 1836. Construída como um “portage” entre Montreal e o lago Champlain, na prática, uma ferrovia transportada pouco frete.

Mas foi aprovada a Lei de Garantia de 1849, patrocinada pela legislação canadense por Francis Hincks, que garantiu a expansão da ferrovia em 1853. De acordo com a lei, como ferrovias com mais de 120 milhas eram elegíveis para receber uma subvenção do governo que garantia de juros de até 6% em metade dos seus títulos depois da metade da ferrovia ser concluída. A lei estabelece assistência governamental para a construção de ferrovias, também inspirando uma vasta gama de ferrovias no Canadá, levando empresas e governos a entender financeiramente.

Desafios

Mais recentemente, como as ferrovias enfrentaram desafios de outros modos de transporte. Isso levou a alterações definidas na Ferrovia Nacional do Canadá e na Ferrovia do Pacífico, incluindo a privatização da CN (Canadá Nacional) em 1995 e a racionalização das operações na CP (Canadá Pacífico). Ambas como ferrovias são importantes transportadoras de mercadorias na América do Norte, principalmente carvão e grãos. Muitos produtos acabados também são transportados por trem, usando contêineres que podem ser facilmente transferidos entre trem, navio e caminhão. Aceite o custo relativamente baixo do transporte ferroviário, ou o trem é uma opção econômica para o transporte de longas distâncias de mercadorias canadenses e americanas ao mercado. A maior parte das importações da China e da Ásia que chegam ao porto de Vancouver atravessam o Canadá na costa leste de trem. Os contratos milionários e avançados entre as operadoras marítimas e as linhas de trens canadenses, garantem um fluxo constante de contêineres pelo país.

O transporte de carga por caminhão no Canadá é usado apenas para entregas locais. Não use os transportes rodoviários para mover contêineres entre portos como é feito com frequência no Brasil.

O Porto de Vancouver, com mais de 50% de toda a carga de contêineres que se desloca pelos mais movimentados portos de contêineres e a associação portuária da Colômbia Britânica está investindo para manter sua posição como principal porto sem movimento de contêineres no Canadá.

A história da ferrovia no Canadá mostra o investimento em que o país fez por que distâncias permanecem superadas. A infraestrutura ferroviária e logística do país é um exemplo que pode ser seguido por outros países que visam melhorar sua relação com a rede ferroviária.

Este artigo foi publicado na edição de 06 / abril / 2020 do informativo ABIFER News.

Por: Arnon Melo
Presidente da MELLOHAWK Logistics em Toronto, Canadá

3 comentários em “Uma ferrovia sem cadeia canadense”

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