A Global Railway Review conversou com Richard James Thomas, Bolsista Industrial da UKRRIN em Integração de Dados e Segurança Cibernética na Universidade de Birmingham sobre como o setor pode impulsionar a inovação, comunicando-se entre si e mantendo as ferrovias relevantes, usando dados para proporcionar uma boa experiência aos passageiros.
Com o aumento dos avanços digitais, houve muita discussão sobre como o setor ferroviário pode avançar com a inovação e, não apenas isso, mas também garantir que essas inovações e sistemas estejam protegidos contra ataques cibernéticos . Vindo de uma formação acadêmica da Universidade de Birmingham, Richard James Thomas tem uma perspectiva única sobre o setor e acredita que a comunicação é fundamental nesse sentido.
“Eu acho que é realmente importante aprender um com o outro”, disse Richard. “Minha pesquisa é dirigida pela indústria, em vez de encontrar problemas e propor novas soluções. Meu objetivo é promover relações industriais. Então, quebrando essas barreiras, para tentar dizer ‘vamos lá, já fizemos as coisas antes. Nós entregamos grandes coisas. Vamos fazer da segurança a próxima ‘. ”
Mas ele está descobrindo que a indústria ferroviária está relutante em conversar entre si, em compartilhar segredos?
“Conversar entre si é um dos principais desafios ao impulsionar a inovação no setor ferroviário. Nós somos adultos; vamos dizer quais são nossos desafios comuns e criar uma comunidade de interesse para cada tópico e desafiá-lo. É sobre trazer essa cultura para que você possa conversar um com o outro ”, explicou Richard. “Sim, às vezes somos concorrentes, mas estamos aqui juntos pelo bem comum. Em relação à concorrência, nem tudo é negativo. A natureza competitiva também oferece coisas incríveis, porque você tem velocidade e necessidade de apresentar inovações. ”
A comunicação é um desafio fundamental para impulsionar a inovação e é ainda mais um desafio quando consideramos o setor ferroviário em escala global. “O Shift2Rail na Europa é fantástico, porque temos todos os grandes players que definem projetos”, disse ele. “Mas como é ser fora da UE? América, Índia, Brasil e África do Sul, por exemplo, são países que realmente estão lidando com o transporte ferroviário. Como eles podem se envolver na conversa? Se uma organização internacional como a UIC ou a Unife pudesse se envolver, isso ajudaria. Queremos ouvir o que está acontecendo na África, na Australásia e em outros lugares. Não precisa ser reuniões físicas. Vimos grandes regras mudarem com os seminários on-line e outras inovações. ”
“Tudo o que você precisa fazer é abrir o Skype e é gratuito. Portanto, a digitalização de TI realmente permitiu coisas melhores e pode permitir que o setor participe de mais comunicação em escala global para compartilhar idéias, agendas e pesquisas. ”
Os dados são importantes para impulsionar o setor ferroviário
De fato, a digitalização está tendo um grande impacto no setor, desde permitir a comunicação até melhorar os sistemas e a experiência do passageiro. Os dados são um aspecto essencial para que essas mudanças aconteçam. No entanto, os dados são outro aspecto que Richard acredita que o setor deve compartilhar mais.
“Nós apenas sentamos nos dados. Concordo que algumas empresas não podem compartilhar isso porque pode ser comercialmente sensível. No entanto, no Reino Unido, acho que fomos além e além; nós temos Network Rail, RDG e TfL apenas abertos sobre os dados e dizendo: ‘Aqui é onde os trens estão no país. Aqui estão todos os nossos preços de emissão de bilhetes … ‘Mas eu adoraria ver algo internacional que poderia se transformar em algo incrível. ”
Há muito potencial quando se trata de dados; então, onde o setor pode começar a desbloquear esse potencial?
“Os dados desbloqueiam tudo. E isso é assustador. O que ele desbloqueia e o que precisamos ver? Os dados são uma caixa de Pandora. Podemos fazer tudo, mas eu não quero que sejamos um ‘Jack of all comércios’. Já fazemos muito, mas não fazemos nada especificamente ótimo. As oportunidades oferecidas a nós por todos esses dados ricos significam que podemos gastar muito tempo trabalhando em um cenário mais amplo, mas mal arranhamos a superfície. Na verdade, nunca resolvemos bem um problema. Eu acho que é meio anônimo, essa pequena foto. ”
Garantir uma cibersegurança eficaz
Mas o tópico de dados inevitavelmente leva ao tópico de segurança. Como o setor pode compartilhar e utilizar efetivamente os dados ao protegê-los é tão importante?
“Com o cyber, é entender o que temos”, respondeu Richard. “Sentamos em muitos equipamentos legados. mas o que isso faz? Como está conectado? Da mesma forma, quando começamos a conectar as coisas, estamos conectando-as pelo motivo certo? Estamos conectando-o porque o manual diz que precisamos fazer isso? E diz o porquê? Porque isso introduz riscos. Segurança vem em primeiro lugar. Acho que precisamos tentar obter um modelo combinado de segurança antes de conectar algo. Entendemos o que essa exposição acrescenta? Como ele fala com o resto de nossos sistemas? Como ele se conecta? ”
Há muito potencial quando se trata de dados; então, onde o setor pode começar a desbloquear esse potencial?
“Os dados desbloqueiam tudo. E isso é assustador. O que ele desbloqueia e o que precisamos ver? Os dados são uma caixa de Pandora. Podemos fazer tudo, mas eu não quero que sejamos um ‘Jack of all comércios’. Já fazemos muito, mas não fazemos nada especificamente ótimo. As oportunidades oferecidas a nós por todos esses dados ricos significam que podemos gastar muito tempo trabalhando em um cenário mais amplo, mas mal arranhamos a superfície. Na verdade, nunca resolvemos bem um problema. Eu acho que é meio anônimo, essa pequena foto. ”
Garantir uma cibersegurança eficaz
Mas o tópico de dados inevitavelmente leva ao tópico de segurança. Como o setor pode compartilhar e utilizar efetivamente os dados ao protegê-los é tão importante?
“Com o cyber, é entender o que temos”, respondeu Richard. “Sentamos em muitos equipamentos legados. mas o que isso faz? Como está conectado? Da mesma forma, quando começamos a conectar as coisas, estamos conectando-as pelo motivo certo? Estamos conectando-o porque o manual diz que precisamos fazer isso? E diz o porquê? Porque isso introduz riscos. Segurança vem em primeiro lugar. Acho que precisamos tentar obter um modelo combinado de segurança antes de conectar algo. Entendemos o que essa exposição acrescenta? Como ele fala com o resto de nossos sistemas? Como ele se conecta? ”
“Obviamente, a capacidade também é um aspecto enorme em nosso setor. Portanto, uma das coisas para os operadores de trem é: ‘Como posso executar um serviço estável para, por exemplo, eventos como um jogo de futebol ou um show etc. Como garantir que tenho trens suficientes?’ Uma coisa realmente empolgante que tenho visto é que algumas pessoas começaram a fornecer soluções hipotéticas para essas situações, e está apenas esperando alguém dizer: ‘você sabe o que, vamos implantá-lo como um teste. Vamos ver o que acontece se eu mudar esse trem de quatro para 12, para poder transportar mais passageiros para esse evento e salvar meu serviço ‘. Há muito mais oportunidades para nós. ”
Manter o trilho relevante
A digitalização está mudando o mundo como um todo, e o setor ferroviário teve que garantir que está à frente do meio-fio para permanecer relevante. Os transportes estão tendo uma revolução digital própria, com agendas de sustentabilidade impactando as viagens urbanas e a multimodalidade fazendo parte integrante da criação de cidades inteligentes. A ferrovia, entretanto, existe há centenas de anos. Como ele pode acompanhar a revolução do transporte digital e permanecer sustentável quando outras formas de transporte são mais convenientes? ”
“Nos EUA, as pessoas normalmente não pegam o trem, voam, e isso significa vender essa diferença. Eu acho que o maior problema nos EUA é o fato de você não ter nenhum gerente de infraestrutura. Eu posso pular de avião de Nova York para Orlando uma vez a cada hora ”, disse Thomas. “É tão frequente! Mas as ferrovias são boas para a sustentabilidade e serem verdes. Há muita má imprensa sobre aviões e outras coisas assim, então talvez isso seja suficiente. Com um país tão grande quanto os EUA, não será uma viagem curta para ir de leste a oeste de trem. Mas, se você aumentar o tempo necessário para viajar de, digamos, o meio de Nova York para Washington, provavelmente será muito melhor e mais rápido de trem. É sobre apontar isso. ”
“A experiência multimodal será importante para a experiência completa dos passageiros. Você pode fazer uma viagem de trem, mas precisa chegar ao seu destino após essa viagem. Portanto, poderíamos oferecer compartilhamento de carro, compartilhamento de bicicleta ou outros modos de transporte diferentes para se tornar verde, mas talvez haja maneiras que você nunca pensou em seguir. Por exemplo, fiz uma viagem de trem recentemente e, depois disso, o Google me disse para pegar o metrô até o meu destino final. Mas, na verdade, eu andei ao descobrir que levava a mesma quantidade de tempo. ”
“Essa é outra oportunidade e algo que eu amo sobre dados. Se optarmos por compartilhar dados com, digamos, o Google, etc., podemos dizer que uma pessoa leva tanto tempo para caminhar se ela optar por seguir uma rota mais ecológica ou, se houver algum comprometimento, ela poderá adicionar alguns mais minutos, porque é isso que aprendemos. Temos esses dados, só precisamos tentar conectá-los para proporcionar aos passageiros uma melhor experiência. ”