Um projeto que ganhou força na década passada, mas que não teve suas obras iniciadas, e que por outro lado está no radar do governo federal: é a Ferrovia Vitória-Rio (EF-118), uma ligação ferroviária longitudinal que ligará o município de Nova Iguaçu, na Região metropolitana do Rio de Janeiro, a Cariacica, situado na Região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo.
A ferrovia se conectará com a malha concedida à MRS Logística, no município de Nova Iguaçu (RJ) e à Estada de Ferro Vitória-Minas, concedida à Vale, no município de Cariacica (ES). Interligará ainda os terminais portuários do Porto Central em Presidente Kennedy (Espírito Santo), o Porto do Açu e o Distrito Industrial de São João da Barra (situados no norte do estado do Rio de Janeiro), além do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (COMPERJ), em Itaboraí.
O projeto foi orçado em R$ 7,6 bilhões prevê a construção de 577 quilômetros de trilhos, com seis túneis, 171 viadutos rodoviários, 130 pontes ferroviárias, 117 passagens inferiores e 60 passagens de pedestres.
Inicialmente era previsto o transporte de cargas, mas em 2015, durante um audiência pública, foi falado que a via poderia no futuro poderia ser usado para o transporte de passageiros, o que seria necessário empregar cerca de 3% a mais do valor previsto para o orçamento da ferrovia. A gestão anterior do governo do Espirito Santo defendia o uso dos trilhos ao transporte de usuários.
Projeto consta na lista da atual gestão
Segundo uma reportagem da Folha de Vitória, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freita, afirmou que a concessão à iniciativa privada do Porto de Vitória está adiantada e que o ramal ferroviário da EF-118 deve sair em breve.
O Espírito Santo também ganha na aviação regional. Tarcísio revelou que os aeroportos de Linhares e Cachoeiro de Itapemirim receberão investimentos para aumentarem sua capacidade e possibilitar a chegada de voos regionais.
Fonte: Via Trolebus, 16/04/2020