Andar de metrô é arriscado? Com as medidas certas, pode ser mais seguro do que você imagina

Cinco meses depois de o surto de coronavírus tomar conta da cidade de Nova York, passageiros ainda estão longe do transporte público em grande número, muitas vezes porque se preocupam que compartilhar lugares fechados com estranhos seja simplesmente perigoso demais.

Mas o que se vê nas principais cidades do mundo sugere que o transporte público pode não ser tão arriscado quanto os nervosos nova-iorquinos acreditam.

Nos países em que a pandemia diminuiu, o número de passageiros se recuperou em volume muito maior do que na cidade de Nova York – ainda não houve eventos notáveis de propagação da Covid-19 relacionados ao transporte de massa, de acordo com uma pesquisa das agências de transporte conduzida pelo “The New York Times”.

Essas descobertas podem ser evidências de que metrôs, trens e ônibus podem não ser uma fonte significativa de transmissão, desde que os passageiros usem máscaras e vagões ou trens nunca se tornem tão intensamente lotados quanto nas horas de pico pré-pandêmicas.

Se os riscos do transporte coletivo puderem ser enfrentados, isso poderá ter implicações abrangentes para muitas grandes cidades americanas, principalmente Nova York, onde um dos maiores desafios em uma recuperação será convencer os passageiros a voltarem para metrôs, ônibus e trens suburbanos – um vasto sistema que é a espinha dorsal da economia da região.

Movimento caiu 90% no metrô de NYQuando a cidade foi fechada em março, mais de 90% dos 5,5 milhões de usuários do metrô abandonaram o sistema. Mesmo agora, com a cidade conseguindo conter o vírus em grande parte e reabrindo algumas empresas, o número de passageiros ainda é apenas 20% dos níveis pré-pandêmicos, aumentando a tensão financeira da agência de transporte de Nova York, que depende da receita de tarifa para 40% de sua operação.

– O que estamos vendo em outras cidades me deixa otimista -, disse Toph Allen, epidemiologista que co-escreveu um relatório sobre transmissão e transporte público de coronavírus com a Tri-State Transportation Campaign, um grupo de defesa do trânsito. – Se você sabe que possui um sistema de transporte que está funcionando em uma área onde não há grandes surtos, você sabe que o trânsito pode ser seguro.

Em Paris, as autoridades de saúde pública que realizam o rastreamento de contatos descobriram que nenhum dos 386 grupos de infecção identificados entre o início de maio e meados de julho estava ligado ao transporte público da cidade.

Um estudo de agrupamentos onde foi identificado coronavírus em abril e maio, na Áustria, não vinculou nenhum ao transporte público. E, em Tóquio, onde as autoridades de saúde pública rastrearam agressivamente grupos que tiveram contato com o vírus, nenhum deles foi vinculado às famosas linhas ferroviárias da cidade.

Mas especialistas em saúde pública alertam que as evidências até agora devem ser consideradas com cautela.

O manuseio em outras grandes cidades ainda está bem abaixo dos níveis pré-pandêmicos, é difícil localizar aglomerados diretamente no transporte público, a qualidade dos sistemas de ventilação usados para filtrar o ar varia e o nível de ameaça depende em alto grau de quão bem uma cidade reduziu sua taxa geral de infecção.

– Existem muitos outros fatores que envolvem níveis de risco e como você avalia o risco – disse Michael Reid, professor-assistente da Universidade da Califórnia, na Escola de Medicina de São Francisco, e especialista em rastreamento de contatos. – Eles não são comparações iguais.

De fato, as autoridades estaduais e municipais não conseguiram determinar se o transporte coletivo em Nova York contribuiu para o aumento de casos em março e abril, que devastou a cidade, matando mais de 20 mil pessoas.

O surto cobrou um preço especialmente devastador para os trabalhadores de transportes. Até o momento, mais de 4.000 deram positivo e 131 morreram com o vírus – quase 90% deles trabalhavam na divisão que opera os metrôs e ônibus da cidade.

Durante a maior parte desse tempo, os passageiros não foram obrigados a usar máscaras, e a taxa de infecção na cidade era muito maior do que é hoje, muito provavelmente tornando o transporte público um local mais arriscado.

Opções segurasAinda assim, alguns especialistas em saúde pública acreditam que as experiências de outras cidades oferecem um plano de como minimizar o potencial de transmissão nos sistemas de transporte público.

Entre as atividades urbanas, dizem os especialistas, andar de metrô é provavelmente mais arriscado do que caminhar ao ar livre, mas mais seguro do que refeições em ambientes fechados.

As baixas taxas de infecção em alguns sistemas de transporte público podem ser atribuídas, em parte, a medidas adotadas pelas agências de transporte, incluindo a obrigatoriedade de máscaras; desinfetar trens e ônibus; e aumentar o serviço e pedir às empresas que escalonem as horas de trabalho para reduzir a aglomeração nos horários de rush.

Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/andar-de-

Rolar para cima