Há muitos anos a AENFER, através da sua área Técnica, Cultural e de Preservação da Memória Ferroviária, vem propondo e apoiando, em parceria com outras entidades de preservação ligadas à ferrovia, bem como com outros Órgãos, resgatar e intensificar vários projetos para reativação de Trens Turísticos de Médio Percurso e Regionais e agora também os chamados Short Lines, onde podemos citar pelo menos 08 (oito) projetos, a saber: Reativação da Estrada de Ferro Mauá, Trem Turístico de Miguel Pereira, Angra dos Reis/Lídice, Paraíba do Sul/Cavarú, Trem Turístico de Nogueira, Trem Turístico da Costa Verde (entre Itacuruçá e Ponta de Santo Antônio), Trem de Passageiros entre Japerí e Barra do Piraí e o Trem Regional entre Volta Redonda e Itatiaia.
No final de 2018, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro/ALERJ em conjunto com a Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro e as entidades de Preservação Ferroviária, promoveram no auditório da AENFER a Comissão Parlamentar Rio nos Trilhos, com o objetivo de concretizar esses projetos.
Parte dos recursos para os projetos relacionados seriam destinados através da Portaria nº 4131/2013 da ANTT, relativo aos danos causados na malha ferroviária sob a responsabilidade da Concessionária FCA, hoje ligada a VLI, braço logístico do grupo VALE, em contrapartida ao abandono e devolução à União de trechos considerados antieconômicos nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Goiás e Bahia, porém, por decisão do Ministério da Infraestrutura, esses recursos foram destinados na sua totalidade para as obras do Metrô de Belo Horizonte.
Apesar de decisão governamental sobre a destinação desses recursos para o Metrô/BH, tomamos como exemplo, no Estado de Minas Gerais a criação, na sua Assembleia Legislativa, da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, que contratou a Fundação Dom Cabral/FDC para elaborar os estudos de viabilidade, custos, ofertas e demandas que visem a retomada de 10 (dez) projetos de Trens Turísticos ou Regionais de Passageiros em Minas, fato este que, apesar da carência de recursos conforme foi dito, através da Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, seria uma possibilidade de recursos para contratação de empresas para realização desses estudos.
Helio Suêvo Rodriguez
Vice-Presidente, Cultural e de Preservação da Memória Ferroviária da Aenfer
Pingback: this article