Ir para o conteúdo
AENFER

A Casa do Ferroviário

  • Quem Somos
    • História Completa AENFER
    • História EFCB
  • Eventos
  • Links
    • Convênios e Serviços
  • Publicações
    • Revista Aenfer
    • Informativos AENFER
    • Informes FAEF
  • Contato
Pesquisar
Área do associado
Área do associado
AENFER

A Casa do Ferroviário

  • Quem Somos
    • História Completa AENFER
    • História EFCB
  • Eventos
  • Links
    • Convênios e Serviços
  • Publicações
    • Revista Aenfer
    • Informativos AENFER
    • Informes FAEF
  • Contato
Área do associado
Área do associado

Ferrovias fecham fusão de US$ 25 bilhões

NOTICIAS

A Canadian Pacific Railway concordou em adquirir a Kansas City Southern em uma transação avaliada em cerca de US$ 25 bilhões que criará a primeira rede de frete ferroviário ligando México, Estados Unidos e Canadá.

A combinação, que enfrenta uma longa revisão regulatória, é uma aposta em longo prazo em uma economia norte-americana interconectada. Os três países estão reabrindo em velocidades diferentes depois que a pandemia de Covid-19 perturbou as cadeias de suprimentos e abalou o comércio global.

Os volumes de tráfego nas ferrovias, que despencaram no ano passado, se recuperaram apesar de atrasos nos portos da Califórnia terem retido as importações da Ásia e paralisado algumas fábricas americanas.

O negócio marca a terceira maior ferrovia dos EUA que a companhia canadense visa em sua tentativa de criar uma rede transcontinental. A Canadian Pacific abandonou as duas tentativas anteriores —em 2014 e 2016— em meio à resistência dos próprios alvos da aquisição, além de oposição de rivais, despachantes e órgãos reguladores dos EUA.

Keith Creel, executivo-chefe da Canadian Pacific, disse que as lições das tentativas fracassadas foram aprendidas. Ele espera o apoio da Kansas City Southern para a fusão proposta e disse que a falta de duplicação de linhas férreas entre as duas companhias vai minimizar as potenciais preocupações dos reguladores.

“Você tem duas companhias de mentalidade semelhante que estão comprometidas com isso e veem seu valor”, disse ele.

Patrick Ottensmeyer, CEO da Kansas City Southern, disse que o novo acordo comercial EUA-México, que substituiu o Nafta em julho de 2020, cria uma oportunidade única para o transporte de carga pelos três países enquanto suas economias se recuperam da pandemia.

“Esta companhia vai ter uma pegada ferroviária na América do Norte que é realmente incomparável”, disse Ottensmeyer em entrevista. A ferrovia combinada poderá reduzir a necessidade de caminhões para ligar os locais de produção e permitirá que a carga evite os portos congestionados da Califórnia.

Se for aprovado pelos reguladores, o negócio unirá as duas menores das sete grandes transportadoras de carga da América do Norte, ligando fábricas e portos no México, fazendas e fábricas no meio-oeste dos EUA e portos oceânicos e recursos energéticos do Canadá.

A transação terá de ser aprovada pelo Conselho de Transporte de Superfície (STB) dos Estados Unidos, que exige que grandes combinações de ferrovias demonstrem que estão operando no interesse público ao reforçar a concorrência. Os parceiros da fusão disseram esperar que a revisão do conselho esteja pronta em meados de 2022.

A companhia combinada, que se chamará Canadian Pacific Kansas City, terá cerca de US$ 8,7 bilhões em receitas anuais e empregará quase 20 mil pessoas. Ela será dirigida por Creel, da Canadian Pacific. Os investidores da Kansas City ficariam com cerca de 25% das ações da entidade combinada. Segundo Creel, não há planos de redução de pessoal se a fusão for aprovada.

Creel afirmou que as negociações foram iniciadas no final do ano passado depois que ele ligou para Ottensmeyer para propor uma fusão que a Kansas City tinha recusado em anos anteriores. Na época o conselho da Kansas City estava analisando propostas de firmas de capitais privados que desejavam tirá-la da Bolsa.

A Kansas City recusou em setembro uma proposta de aquisição avaliada em aproximadamente US$ 20 bilhões do Blackstone Group e da Global Infrastructure Partners, segundo relatou o Wall Street Journal.

Os diretores da Kansas City afinal aprovaram a oferta da Canadian Pacific porque os acionistas manteriam uma posição minoritária na companhia fundida, segundo pessoas inteiradas do assunto.

As companhias disseram no domingo (21) que seus conselhos aceitaram um negócio que avalia a Kansas City Southern em US$ 275 por ação em uma combinação de dinheiro e ações. Os investidores da Kansas City receberão 0,489 de ação da Canadian Pacific e US$ 90 em dinheiro para cada ação comum da Kansas City em sua posse.

A Kansas City é a menor ferrovia de frete dos EUA, mas tem um papel importante no comércio EUA-México. Sua rede percorre principalmente a extensão do México, atravessando o Texas e chegando à cidade homônima.

A Canadian Pacific há muito tentava uma união com a Kansas City para ampliar seu alcance em suas movimentadas rotas de carga, que se estendem do México aos estados do sul e meio-oeste dos EUA. As principais linhas da Canadian Pacific percorrem o Canadá, alguns estados do norte dos EUA e ao sul até Chicago.

O líder da ferrovia canadense, Creel, trabalhou de perto com o ex-chefe Hunter Harrison, que fez diversas propostas sem sucesso de comprar a Kansas City Southern. Harrison morreu em 2017 depois de assumir e reformular outra operadora dos EUA, a CSX Corp.

As fusões de ferrovias enfrentam significativos obstáculos regulatórios nos EUA. Sob Harrison, a Canadian Pacific abandonou uma tentativa de US$ 30 bilhões da Norfolk Southern Corp. em 2016 depois que o STB manifestou preocupação sobre a redução da concorrência e potenciais questões de segurança.

A Canadian Pacific também fez duas propostas sem sucesso de combinar-se com a CSX, que, como a Norfolk, opera principalmente no leste dos EUA.

A Kansas City Southern e a Canadian Pacific atualmente têm um único ponto onde suas duas redes se conectam, em uma instalação em Kansas City (Missouri) que operam juntas. A fusão permitiria que trens viajando para norte e sul evitassem ter de trocar de vagões e potencialmente contornar Chicago, um polo movimentado e muitas vezes congestionado no sistema de frete dos EUA.

Os parceiros da fusão disseram que a combinação proposta não reduziria as opções dos clientes, já que não há superposição entre seus sistemas. Eles disseram que a possibilidade de rotas de linha única tiraria caminhões das rodovias dos EUA, reduzindo o congestionamento e as emissões no corredor Dallas-Chicago.

As companhias delinearam um processo de duas etapas para o negócio. A Canadian Pacific criaria um fundo para adquirir as ações da Kansas City ainda neste ano, se os acionistas aprovarem o acordo.

Os acionistas da Kansas City Southern seriam pagos pelo fundo, e a companhia continuaria sendo dirigida pelo conselho e diretoria da Kansas City Southern até que a revisão do STB esteja pronta. Se o órgão regulador recusar a fusão, o fundo dispensará suas ações da Kansas City Southern por um plano a ser aprovado pelo regulador.

A sede global da companhia fundida seria em Calgary, no Canadá. A sede americana ficaria em Kansas City, enquanto a sede mexicana continuaria na Cidade do México e em Monterrey. O acordo proposto deve também ser aprovado pelas autoridades mexicanas.

Para financiar a transação, a Canadian Pacific disse que emitiria 44,5 milhões de novas ações e levantaria cerca de US$ 8,6 bilhões em dívidas. A Canadian Pacific assumiria cerca de US$ 3,8 bilhões da dívida da Kansas City. A companhia espera ter cerca de US$ 20,1 bilhões em dívidas quando o negócio for fechado.

Os parceiros da fusão disseram esperar que o negócio proposto crie ganhos e economias em receitas anuais de aproximadamente US$ 780 milhões em três anos. A Canadian Pacific espera que o negócio aumente seus ganhos em um ano depois que assumir o controle da Kansas City Southern.

Fonte: folha.uol.com.br, 22/03/2021

 
Voltar
Navegação de Post
← Post anterior
Post seguinte →

Fiol Porto de Salvador trilhos Vale Valec

Conteúdos Recentes

  • São Paulo terá trem de R$ 12 bilhões
  • Almoço dos aniversariantes de janeiro, fevereiro e março
  • O futuro da Ferrovia Centro-Atlântica
  • RJ amplia concessão do metrô em 10 anos
  • Estação Ferroviária é reconhecida como Patrimônio Cultural

Conteúdos por ano

  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • agosto 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • abril 2016
  • março 2016
  • fevereiro 2016
  • janeiro 2016
  • dezembro 2015
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • agosto 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013
  • abril 2013
  • março 2013
  • fevereiro 2013
  • janeiro 2013
  • dezembro 2012
  • novembro 2012
  • outubro 2012
  • setembro 2012
  • agosto 2012
  • julho 2012
  • junho 2012
  • maio 2012
  • abril 2012
  • março 2012
  • fevereiro 2012
  • outubro 2011
  • setembro 2011
  • agosto 2011
  • julho 2011
  • junho 2011
  • maio 2011
  • abril 2011

Categorias

  • Artigos
  • Artigos/Opinião
  • blog
  • DESTAQUES
  • Destaques
  • Eventos
  • Jornal
  • NOTICIAS
  • Pela Imprensa
  • Preservação Ferroviaria
  • Publicações
  • Sem categoria
  • seminario
  • Uncategorized

ÁREA DO ASSOCIADO
SEJA UM ASSOCIADO
PELA IMPRENSA
LINKS

QUEM SOMOS
EVENTOS
PUBLICAÇÕES
DESTAQUES

CONTATO
ENQUETES
ARTIGOS/OPINÃO
PRESERVAÇÃO FERROVIÁRIA

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 AENFER

Construído por IurySan

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Leia Mais
Aceitar tudo
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR
Rolar para cima