Museu recebe coleção de miniaturas de trens

O Museu Ferroviário de Juiz de Fora recebeu a doação de 23 miniaturas de trens de diversas épocas e países, que fazem parte da coleção “Locomotivas do Mundo – o Fascínio das Ferrovias”. As peças são dos irmãos Rogério e Ronaldo Assis de Souza, residentes em Belo Horizonte, que analisaram diversos locais para que as miniaturas fossem alocadas.

“Eles avaliaram que o nosso espaço estava entre os mais organizados e adequados para manter e explorar didaticamente a coleção”, explicou o supervisor do museu local, Marco Aurélio Assis.

Com máquinas que circularam na França, Rússia, Alemanha, Itália, Japão e outros países, cada peça da coleção está acompanhada por um card informativo, com dados como país de origem, comprimento, percurso e velocidade máxima alcançada. Os objetos foram produzidos em plástico rígido, na escala N (1160).

De acordo com Marco Aurélio Assis, a equipe do museu está planejando formas de exibir a coleção de miniaturas de forma a promover o conhecimento.

“É um material muito rico. Estamos avaliando a possibilidade de mostras e em ações que possam costurar as informações dos vídeos com as miniaturas. Tudo isso, logo que o quadro sanitário permitir a reabertura do espaço”, afirmou.
O Museu Ferroviário, mantido por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) da Prefeitura de Juiz de Fora, já havia recebido uma coleção de imagens de locomotivas.

“Em 2003, fomos presenteados com 807 fitas que apresentam imagens de locomotivas de diversos países. O material pertencia a um colecionador alemão, que se encantou pelo nosso museu”, contou o supervisor.

Fonte: g1.globo.com, 18/07/2021

Deixe um comentário

Rolar para cima