Maria-fumaça volta para os trilhos

Antes de poder circular por Campinas, um antigo carro de passageiros reformado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) precisou encarar uma longa jornada interestadual. Criado em 1965, o vagão que cumpria o trajeto do trem Rio Doce na Estrada de Ferro Vitória-Belo Horizonte, foi descoberto na “fila da sucata”, prestes a ser destruído. “Eram três da mesma série e decidimos egar todos em 2009. Aí começou a epopeia para transferi-los: de Vitória a Belo Horizonte, depois para Paulínia e de lá colocados em uma carreta”, relembra Helio Gazetta Filho, diretor administrativo da ABPF, responsável por integrar uma das relíquias ao trecho da maria-fumaça que percorre os trilhos de Campinas a Jaguariúna.

Após alguns reparos, o veículo ficou guardado por quase dez anos e o projeto só foi retomado em 2020 — a pandemia, claro, atrasou ainda mais o processo. A restauração final recebeu auxílio de 80 000 reais da empresa Vale e respeitou os elementos originais, com a estrutura em alumínio e o mesmo tom de pintura. “Já está circulando desde 3 de julho, mas não pudemos fazer uma inauguração oficial.”

A passagem para o percurso completo custa R$ 140,00 a inteira. Quem levar 1 quilo de alimento pagará meia. Os ingressos são vendidos na bilheteria no dia do passeio (aos sábados, domingos e feriados) ou pelo site www.mariafumacacampinas.com.br/. Acessível a deficiente físico.

Fonte: https://vejasp.abril.com.br/

8 comentários em “Maria-fumaça volta para os trilhos”

  1. Pingback: More Info

  2. Pingback: Packman Watermelon Sour Patch

  3. Pingback: ราคาบอลวันนี้

  4. Pingback: StealthEX crypto exchange

  5. Pingback: dultogel

  6. Pingback: obeng bet

  7. Pingback: escape from tarkov exploit

  8. Pingback: live cams

Deixe um comentário

Rolar para cima