Grupo inaugura passeio de trem turístico

Um grupo de 115 jovens, adultos e idosos embarcou no Expresso Solidário, passeio turístico de trem que partiu na tarde desta sexta-feira (24) da Estação Cultura de Campinas rumo a Valinhos. O passeio foi a estreia do futuro roteiro do trem turístico pelo Vale das Frutas.

Durante o trajeto, um incêndio na linha férrea chegou a interromper parte do roteiro turístico. Segundo a Guarda de Louveira, o incidente ocorreu quando o trem chegava à estação do município após ter saído de Vinhedo.  

Bambus às margens da linha férrea pegaram fogo na altura do bairro Rainha e caíram sobre os trilhos, que tiveram danos. Com isso, o percurso foi interrompido e o trem voltou para Vinhedo e Valinhos. 

 

O GRUPO E O PROJETO

O Expresso Solidário contou com a participação de 20 jovens do Programa Juventude Conectada, 35 da Associação Beneficente Boa Amizade, entidade localizada no Jardim Eulina, e 60 da Guardinha de Campinas/Associação de Educação do Homem de Amanhã (AEDHA). O grupo estreou o passeio de trem turístico pelo Vale das Frutas.

O Expresso Solidário é um projeto idealizado pelo Vale das Frutas Convention & Visitors Bureau e pela Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV).  

A operação fica a cargo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), organização sem fins lucrativos com expertise na operação de trens turísticos e tem apoio da Rumo Logística, concessionária do trecho entre Jundiaí e Campinas. 

A viagem inaugural de hoje foi uma realização das secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas. 

O PASSEIO

A composição de trem fará viagens entre Louveira, Vinhedo e Valinhos às sextas, sábados e domingos em diferentes opções de horários.

O roteiro de viagens do Expresso Vale das Frutas passa pelas antigas instalações, estações desativadas e construções que costumavam ser utilizadas na época do Império Brasileiro.

A viagem será feita na linha da antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro, trecho que atualmente está sob administração da MRS e não recebia passageiros há mais de 20 anos.

A iniciativa do passeio é para promover e apresentar aos visitantes todo o potencial turístico da região. As locomotivas e carros de passageiros são das décadas de 1970 e 1990. O valor das passagens, que são vendidas por trechos, varia entre R$ 65 (só ida) e R$ 98 (ida e volta).

Vale destacar que os passeios vão acontecer até o dia 12 de outubro. A venda dos ingressos está sendo realizada exclusivamente pelo site.

Fonte: www.acidadeon.com, 24/09/2021

Deixe um comentário

Rolar para cima